terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

MAIS UMA DEIXA O PÁIS. COM UMA CARTA ABERTTA AO PRESIDENTE

 

BLOG ANO PORTUGAL BRASIL PORTUGAL – Dia 12 de FEVEREIRO 2013

Notícias–Visões e Cultura de Portugal – A Crise Econômica


Editor : Paulo Timm– www.paulotimm.com.brpaulotimm@gmail.com

ANO BRASIL PORTUGAL-Acompanhe a programação neste site:


                                                              ***
                                  INDICE

                                               1.PORTUGAL-Visões

2.NOTÍCIAS

3. PORTUGAL E A CRISE - Memória e Análises

&&&

1–VISÕES - Salt of Portugal


Street art in Lisbon - February 11, 2013


Maria Keil’s Fisherman, Maria Rebelo, digital print image, 2012.

The most beautiful tiles in Lisbon are not in majestic palaces or soaring cathedrals. They decorate humble subway tunnels and ordinary streets like Infante Santo.

Keil do Amaral, the architect who designed the subway in the late 1950s, was dismayed that there were no funds budgeted to cover the bleak cement walls. His wife, the painter Maria Keil, suggested the use of inexpensive tiles and offered to design them for free.

Keil filled the subway with elegant modernist tiles that brought the art of tile making into the 20th century. She continued, throughout her life, to dress the walls of the city with tiles that make Lisbon feel young and pretty. If you’re visiting the capital, here’s a challenge for you: how many of Maria Keil murals can you find?


 

2-  NOTICIAS


 

Presidente da República enviou mensagem ao Papa Bento XVI após anúncio da renúncia ao Pontificado


Presidente da República enviou mensagem ao Papa Bento XVI após anúncio da renúncia ao Pontificado

O Presidente da República enviou uma mensagem a Sua Santidade o Papa Bento XVI, na sequência do anúncio da sua resignação.

É o seguinte o teor da mensagem do Presidente Aníbal Cavaco Silva:

“Santo Padre,

Foi com sentida emoção que tomei hoje conhecimento do anúncio feito por Vossa Santidade de renunciar ao Pontificado.

Quero, nesta ocasião, sublinhar a admiração profunda do Povo Português por Vossa Santidade e por um magistério que constitui exemplo de fé e de esperança, na defesa dos valores universais da tolerância e da paz.

Recordo, muito especialmente, a Visita que efetuou a Portugal em Maio de 2010, e os sinais de afeto e carinho de Vossa Santidade para com o Povo Português que então pudemos testemunhar.

Reitero o profundo apreço dos Portugueses pela personalidade ímpar e pela sabedoria inspiradora de Vossa Santidade.

Aníbal Cavaco Silva”

 

 

Paula Cabeçadas via Que se Lixe a Troika! Queremos as nossas Vidas

«Esta semana, a Câmara Municipal de Lisboa, que dirige, ocupou o seu tempo a fechar e a multar as associações culturais de Lisboa. A Polícia Municipal entrou no MOB, na Zé dos Bois e outras associações da cidade. O pecado delas era serem locais de promoção cultural, abertos depois da meia--noite, e que davam espaço a artistas e movimentos que não cabem na corte dos paços do concelho.»



 

3 –  A CRISE  

Mais uma que deixa o país – carta aberta

Exmo. Sr. Presidente da República,

Começo hoje o meu caminho de saída. Saio do meu país levando comigo os meus trinta anos, os meus sonhos, a minha força e vontade de trabalhar. Saio do meu país escorraçada por uma economia podre e corrupta; por políticas sujas e elitistas; por políticos que há mais de trinta anos governam as suas vidas ao invés de governar o país. Onde o senhor se inclui, Sr. Presidente da República.

Começo hoje o meu caminho de saída. E deixo para trás um país que premeia o trabalho com pedidos de sacrifícios, o esforço de uns com a opulência descarada da vida de outros, os sonhos com frustração e desespero. Deixo um país a lutar pelo futuro e levo comigo a mágoa de não ficar para a luta. Mas a minha vida já esperou de mais; o meu filho de dois anos já esperou demais, já deve demais. Viver neste país tem sido uma teimosia que, para mim, termina agora.

Não sei se volto. Farei parte da grandiosa diáspora que V/ Ex.ª se farta de elogiar e louvar em folclóricos eventos, de gente que foi escorraçada do seu país? Serei um dos brilhantes cérebros em que os país investiu e que, estupidamente, mandou embora? Serei um dos repetidos exemplos daqueles que só depois de deixar o país alcançam o respeito do mesmo país que os ignorou enquanto lutavam por ele? Serei uma pessoa, mais uma, uma cabeça e um corpo a lutar num país que não é o seu? Isso, de certeza.

Deixo o meu país e sei que vou encontrar oportunidades novas e novos desafios. Mas não vo-lo agradeço. E dispenso os discursos paternalistas de que “há males que vêm por bem”, de que devo receber com entusiasmo as dificuldades da minha vida porque elas escondem oportunidades imperdíveis. Dispenso esse discurso porque o meu país me retirou a possibilidade de escolha. Dispenso o seu paternalismo. A sua pena. O seu desprezo pela classe a que pertenço. Dispenso os seus discursos, os seus silêncios, as suas palavras, as suas reservas em contribuir para a governação de um país onde é Presidente da República. Dispenso-o.

Ainda assim, dirijo-me a si, porque, contra a minha concordância e o meu voto, é o Presidente da República do meu país. E tem responsabilidades, E devia pagar pela culpa que tem no estado a que as coisas chegaram. E como não paga, tem, ao menos, de me ouvir.

Começo hoje o meu caminho de saída. De si, Sr. Presidente da República que se dispensa de o ser, dispenso tudo. De si e de todos aqueles que, neste momento, encaminham o meu país para o abismo.


654

1

1 681

Nenhum comentário:

Postar um comentário