quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

PORTUGAL ELEITO COM PAÍS MAIS INOVADOR QUE O BRASIL



 BLOG ANO PORTUGAL BRASIL PORTUGAL – Dia 06 de FEVEREIRO 2013

Notícias–Visões e Cultura de Portugal – A Crise Econômica


Editor : Paulo Timm– www.paulotimm.com.brpaulotimm@gmail.com

 

ANO BRASIL PORTUGAL-Acompanhe a programação neste site:


                                                              ***
                                  INDICE

                                                               1.PORTUGAL-Visões

2.NOTÍCIAS

3. PORTUGAL E A CRISE - Memória e Análises

&&&

1–VISÕES - O PORTO - clique para ver com imagens

A perfect weekend in Oporto




Perhaps you need a change of scenery to recharge your batteries, but lack the time and energy to plan a perfect weekend. If that’s the case, we’re here to help!

Book a flight to Oporto, a city in the north of Portugal. Then, reserve a room at the Freixo Palace, an aristocratic hotel where you’ll be treated like royalty. Next, check the program at Casa da Música, a great performance center designed by Rem Koolhaas, and buy tickets if there’s a show that interests you.

After checking into the hotel, relax with a glass of white port while enjoying the panoramic view of the Douro river. Then, walk to Aleixo for a lunch of laminated octopus and roasted veal. In the afternoon, visit Serralves, a modern art museum designed by Siza Vieira, a Portuguese architect who won the Pritzker prize. For dinner, choose Pedro Lemos or DOP, two restaurants that combine traditional inspiration with great artistry.

On the second day, go on a cruise of the Douro river. You’ll see many Oporto landmarks, such as the Dona Maria bridge designed by Gustave Eiffel. Enjoy a “cimbalino” (that’s what Oporto residents call an espresso) at the Majestic Café. After coffee, the obvious next stop is Arcadia, an artisan chocolate maker. Don’t leave Oporto without seeing the Lello bookstore, the place where J.K. Rowling found the gothic inspiration for Hogwarts. Enjoy a lunch of simply great food at Adega S. Nicolau and spend the afternoon visiting one of the port-wine houses. For dinner, go to Paparico, a restaurant that always surprises and delights.

You’ll go back ready for a fresh start with sweet memories of a wonderful weekend.

Click here for Freixo Palace’s website and here for Casa da Música’s website.
Casa Aleixo, Rua Estação 216, Tel. 225 370 462.
Serralves, Rua Dom João de Castro, 210, click here for website.
Pedro Lemos, Rua Padre Luis Cabral, 974, click here for the website.
DOP, Palácio das Artes Largo de S. Domingos, 18, click here for website.
Majestic Café, Rua Santa Catarina, 112, click here for the web site.
Arcadia, Rua do Almada, 63, click here for website
Lello bookstore, Rua das Carmelitas 144 , Porto.
Adega S. Nicolau, R. São Nicolau, 1, Ribeira. Tel. 222-008-232.
O Paparico, Rua de Costa Cabral, 2343, click here for web site.


 
2-  NOTICIAS











Posted: 05 Feb 2013 12:34 PM PST
Portugal é o 25.º país mais inovador do mundo, de acordo com o Global Innovation Index, da agência financeira Bloomberg, que lista 50 países soberanos, surgindo na liderança os Estados Unidos, a Coreia do Sul e a Alemanha. O Brasil caiu 9 posições e não conseguiu se classificar

A Bloomberg examinou recentemente mais de 200 países para determinar o seu nível de inovação, de acordo com sete fatores: intensidade de investigação e desenvolvimento (I&D), produtividade, densidade de alta tecnologia, concentração da investigação, capacidade industrial, níveis de educação e atividade de patentes.

A lista foi inicialmente encurtada para 96 nações e finalmente para 50, estando Portugal a meio da tabela, à frente, por exemplo, da China (29.º lugar).

Entre os sete indicadores analisados, a melhor avaliação de Portugal é na concentração de investigação (13.º lugar), seguindo-se a intensidade de I&D (23.º lugar) e a densidade de alta tecnologia (27.º lugar). Por oposição, os piores desempenhos de Portugal foram registados na atividade de patentes (62.ª posição) e na capacidade industrial (57.ª posição).

Na lista da Bloomberg constam ainda países como Itália (24º), Espanha (27.º), Estónia (31.º), Hong Kong (36.º), Malta (39.º), Grécia (41.º), Bulgária (43.º), Roménia (46.º) e África do Sul (50.º).
Deixamos aqui os primeiros 10 da lista. Se lhe interessar, poderá consultar a lista completa clicando aqui.
1 – Estado Unidos da América
2 – Coreia do Sul
3 – Alemanha
4 – Finlândia
5 – Suécia
6 – Japão
7 – Singapura
8 – Áustria
9 – Dinamarca
10 – França
Portugal aparece no número 25; a Argentina no número 45. O Brasil não faz parte da lista, porque nao se classificou entre os 50.
oje
Posted: 05 Feb 2013 09:03 AM PST
Adelaide Ferreira já está em Portugal. A cantora, que esteve duas semanas em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil – onde a filha de 15 anos foi acusada do crime de aborto e Adelaide de a ter auxiliado – regressou no sábado de madrugada e aproveitou o fim de semana para estar em Cascais com a família.
Segundo o CM apurou, a cantora saiu de São Paulo na sexta-feira à noite, tendo chegado a Lisboa já de madrugada, na companhia da filha, após a guarda da menor ter-lhe sido devolvida. A jovem esteve um mês num abrigo socioeducativo, depois de ter provocado um aborto ao ingerir três comprimidos comprados na internet. No Facebook, a cantora tranquilizou os admiradores afirmando estar “em paz, inocente, estoica, indiferente aos tumultos de quem vive do mal e para o mal.” O CM tentou contactar o seu agente, sem sucesso.
cm
Posted: 05 Feb 2013 06:47 AM PST

Glória Araújo, a deputada socialista
da Comissão de ètica da AR foi apanhada a conduzir com 2,41
gramas de álcool por litro de sangue,
uma taxa que é o dobro do valor a
partir do qual é considerado crime
A deputada portuguesa do PS -partido socialista, Glória Araújo, detida no início do mês de Janeiro, por condução com excesso de álcool – 2,41 gramas - no sangue, assegura que o erro que cometeu não a “obriga a renunciar ao mandato”, mas pesuisa popular com mais de 60% de opinião, indica que ela deve entregar o mandado ou ser cassada.
Glória Araújo, numa entrevista ao jornal i, questionada sobre se chegou ou não a ser detida pela PSP, respondeu que, “se isso tivesse acontecido, teria sido uma detenção ilegal”. A deputada foi detida numa operação-stop, na madrugada de 4 de Janeiro, em Lisboa, depois de ter acusado 2,41 gramas de álcool por litro de sangue, um valor que prefigura crime. O Código da Estrada estipula os 1,2 gramas de álcool por litro de sangue como valor a partir do qual a condução é considerada crime.
A deputada foi detida pela PSP e, posteriormente, presente a tribunal, que confirmou a inibição de condução prevista no Código Penal, aguardando agora o levantamento da imunidade parlamentar. “Às 9h do dia 4 apresentei-me à hora marcada, no sítio marcado, disponível para ser julgada. Daí também não perceber muito bem esta polémica em relação à dúvida se usaria ou não da imunidade parlamentar. Parece-me que não é preciso uma grande capacidade de raciocínio para perceber que alguém que estivesse interessado em utilizar a imunidade parlamentar não se apresentaria no dia a seguir em tribunal”, justificou agora na entrevista.
“Não tinha a consciência de que seria aquela taxa”
Segundo Glória Araújo, o incidente aconteceu na celebração do seu aniversário. O seu carro estava no parque da Assembleia da República e apenas pegou nele para “andar umas centenas de metros” até ao parque de estacionamento do hotel onde fica hospedada em Lisboa. Só no dia seguinte tencionava deslocar-se para o Porto. “A intenção não era ir viajar àquela hora. Evidentemente que isso não é desculpa para coisa nenhuma, tinha a consciência de que estava a conduzir um carro, sabia que tinha consumido bebidas alcoólicas, mas é evidente que não tinha a consciência de que seria aquela taxa”, acrescentou, garantindo que, se fosse hoje, não pegaria no carro.
Sobre ter faltado ao Parlamento no dia seguinte, explicou que foi para comparecer em tribunal e que “pela natureza” da falta não apresentará qualquer justificação. Quanto às quatro faltas na semana seguinte, insistiu que foram por doença e que na última semana, tendo tido necessidade de faltar pelo mesmo motivo, apresentará um atestado. “Faço-o voluntariamente, não me é exigido que o faça. Faço-o agora porque chego à conclusão de que, não para o Parlamento mas para os jornalistas, a minha palavra não chega”, disse.
A socialista diz reconhecer o erro de ter conduzido, mas não sente que isso implique que cesse as suas funções parlamentares. “Agora, a análise que faço do que se passou e do erro que cometi não me leva a concluir que isso me obrigue a renunciar ao meu mandato ou a tomar qualquer outro tipo de atitude para além daquela que já tomei. (…) Serei julgada e, a sentença que me for atribuída, cumpri-la-ei como qualquer outro cidadão”, afirmou também ao i.
“Compreendo que haja, por parte de alguma sociedade, uma condenação à minha irresponsabilidade, mas não compreendo toda a fabulação que se fez acerca da história, não compreendo todas as mentiras que foram publicadas acerca do assunto, não compreendo até o tom telenovelístico com que alguns meios de comunicação social pretenderam reconstituir essa noite”, lamentou.
E prosseguiu: “O que entendo é que há infracções que alguém que desempenha um cargo público comete que podem ser impeditivas do desempenho da sua função. Esta, entendo que não. Não entendo que o tenha feito por abuso da função que desempenho. Não é algo que tenha feito usando os meios que tenho ao meu dispor como deputada para, em proveito próprio ou em prejuízo de outros, tirar qualquer benefício.”
De todas as formas, na semana passada, o presidente da Comissão para Ética, a Cidadania e a Comunicação, Mendes Bota, adiantou que a deputada solicitou a saída da comissão e a sua substituição pelo deputado Pedro Delgado Alves. Mas nesta entrevista Glória Araújo esclareceu que pediu para sair no mesmo dia em que foi nomeada, pelo que não há relação entre os assuntos. Na semana anterior também já tinha chegado à Assembleia da República o pedido do Ministério Público de levantamento da imunidade parlamentar da deputada socialista, adiantou Mendes Bota, referindo que o processo vai seguir agora os trâmites habituais.
Posted: 05 Feb 2013 05:33 AM PST
Graças às medidas do Governo Portugues e ao ritmo de crescimento das exportações, a economia portuguesa pode crescer mais cedo do que se previa. A conclusão consta de um relatório da agência de rating Standard & Poor’s, divulgado esta segunda-feira.
A Standard & Poor’s considera que o crescimento das exportações é o factor essencial para os países com desequilíbrios financeiros, como Portugal, Espanha e Irlanda. De acordo com um relatório da agência, divulgado hoje, a recuperação económica pode dar-se mais cedo, isto se o investimento das economias externas se mantiver.
“Os nossos resultados confirmam que as economias europeias da periferia estão a ajustar-se rapidamente em termos externos”, refere o relatório, citado pelo Jornal de Negócios.
Para a S&P, “o mais importante, com a significativa excepção da Grécia, é que são as exportações que estão a liderar este ajustamento, ao mesmo tempo que os custos unitários do trabalho estão a cair para níveis mais competitivos”.
No caso português, as exportações têm aumentado e deverão “representar mais de 40% do PIB no final de 2013”.
De acordo com o relatório, Portugal, Espanha e Irlanda apresentarão “excedentes claros nas contas correntes, permitindo-lhes apresentar mais cedo do que prevíamos uma recuperação do PIB, assumindo que a procura externa o permita”.
A S&P espera um regresso gradual do crescimento a partir de Julho de 2014 e uma taxa anual de progressão do PIB positiva em 2014
Posted: 05 Feb 2013 04:57 AM PST

A bela e jovem cantora portuguesa de 28 anos vem renovando o fado tradicional em seu país e já acumula dois discos de platina.
Os dois espetáculos da fadista Carminho, agendados para terça e quarta-feira, na Sala Miranda, no Rio de Janeiro, “estão esgotados”, anunciou hoje a discográfica da artista.
No último fim de semana, Carminho apresentou-se em Lisboa ao lado de Milton Nascimento, com quem dividiu a faixa ‘Cais’ no CD.
“A gente vai cantar juntos ainda no Carnaval do Recife, ao lado do percussionista Naná Vasconcelos”, anuncia Milton. “Eu mal posso esperar por isso, pois já faz um tempo que Naná e eu não tocamos, e essa oportunidade agora de juntar Naná, Carminho e eu, sem dúvida vai sair coisa boa daí. Com certeza as pessoas ficarão surpresas com o que vamos tocar”, garante.
Carminho vem de uma série de shows lotados, em países como Alemanha, França, Tailândia, Inglaterra, Coréia, Estados Unidos, Finlândia, Suécia e Espanha
Além destas duas datas, Carminho irá participar na abertura do Carnaval do Recife, na próxima sexta-feira.
Carminho foi convidada para participar na abertura do Carnaval da cidade nordestina pelo percussionista Naná Vasconcelos, que é um dos homenageados da edição deste ano, e partilhará o palco com Milton Nascimento.
A fadista será acompanhada à guitarra portuguesa por Luís Guerreiro, à viola, por Diogo Clemente e, à viola baixo, por Marino de Freitas.
Carminho, com dois álbuns editados, atuou em dezembro passado em várias salas brasileiras, no Rio de Janeiro, e em virtude “da procura de bilhetes, viu-se ‘obrigada’ a realizar dois espetáculos no mesmo dia no Rio de Janeiro”, refere a discográfica.
O cartaz da sala brasileira anuncia: “Devido ao grande sucesso, ela está de volta!”, referindo-se à intérprete de “Escrevi o teu nome no vento”.
Em março do ano passado, Carminho editou o segundo álbum, “Alma”, que conheceu uma “edição especial” no final do ano passado no Brasil e em Portugal, incluíndo duetos com Chico Buarque, Milton Nascimento e Nana Caymmi.
A fadista teve, o ano passado, uma chamada de primeira página do jornal Globo.
Depois do Brasil, Carminho segue para a Letónia, atuando no dia 12 em Riga, no Centro de Congressos, e no dia seguinte na Estónia, em Valmiera, no Centro Cultural local, e fecha a digressão regressando à Letónia, onde atua em Preili, no dia 14, e no dia 15 em Garkalne, nos respetivos Centros Culturais.
A fadista é acompanhada nesta digressão pelo mesmo trio de músicos com que atua nos palcos brasileiros.
Em “Alma”, entre outros temas, a fadista registou “Lágrimas do céu”, de Carlos Conde, na música do fado Cravo de Alfredo Marceneiro, “Malva-Rosa”, de João Linhares Barbosa e José Inácio, “As pedras da minha rua”, de Eduardo Damas e Manuel Paião, “Folha”, de sua autora, na música do Fado Proença, de Júlio Proença, e “Meu namorado”, de Chico Buarque e Edu Lobo.
Carminho foi distinguida em 2006 com o Prémio Amália Rodrigues Revelação e, no ano passado, com o de Melhor Intérprete. O primeiro álbum, “Fado”, saiu em 2009.
Ela foi também a primeira portuguesa a ficar em primeiro lugar na parada de sucesso da Espanha. “O fado, assim como o samba, tem atravessado gerações. Hoje, assiste-se a um movimento dos jovens brasileiros acarinhando o samba assim como encarando o fado como algo que lhes pertence e querem”
 
3-PORTUGAL E A CRISE- MEMÓRIA E ANÁLISE
Posted: 05 Feb 2013 04:27 AM PST
Dia após dia… a crise vai-nos minando as boas-vontades. Insiste em nos zurzir o que de melhor temos. Barafusta sem falar. E, mesmo assim, até é capaz de pensar que está a construir castelos fortes e duradouros para os que vierem a seguir.
O Portugal da crise… volta agora a dar que falar. Sobretudo devido a certas manobras quase de diversão que se ensaiaram no Partido Socialista. Quando se esperava que da cartola da Oposição saísse mesmo um coelho que pudesse fazer face aos problemas em presença… foi como que uma “falsa partida” como se tratasse de uma maratona normal. E tudo parece ter de voltar atrás. Ou melhor, voltou mesmo atrás.
Pelos vistos, o episódio da candidatura falhada (ou quase) de António Costa… deixou o País a chuchar no dedo – esperava por ele, ao que parece – e deixou os barões do Partido Socialista ainda mais desorientados. E mesmo que se fale em tréguas internas… nada parece seguro… para António José Seguro. E, no entanto, até chega a parecer que o actual secretário-geral do PS saiu vencedor do braço de ferro com o actual presidente da Câmara de Lisboa. Só que o ultimato que lhe foi feito para pacificar o partido… não vai ser fácil de cumprir. Há quem entenda que essa tal unidade… não parece fácil.
E se não for possível a tal unidade… aí temos nós o caldo entornado e tudo a voltar a uma primeira forma mais ou menos já prevista.
Ora, quando a Oposição está assim mais ou menos confusa – e ela está confusa – nada de bom parece advir, para o País no seu todo. O desafio (o tal apelo à unidade nas fileiras do maior partido da oposição) fragilizou António José Seguro, fazendo pensar ainda mais a oposição interna. Por outro lado, o recuo de António Costa – e tratou-se nitidamente de um recuo – frustrou todos quantos acreditavam que a solução estava mesmo em António Costa.
Assim sendo, até parece ser de prever que o Governo seja o único vencedor. A pensar que pode levar o seu mandato até ao fim… sem grandes sobressaltos desta Oposição.
O Povo, esse… é bem capaz de ficar, por agora, sem grandes alternativas. Como dizia um articulista que muito prezamos… a escolha que se oferece neste momento ao Povo não podia ser pior, entre uma oposição incapaz… e um Governo capaz de tudo… sobretudo por não ser ele que governa. Sobretudo por ser como que um pau mandado…
Fernando Cruz Gomes – Jornalista
O Jornalista Fernando Cruz Gomes é colaborador assíduo deste “Portugal Sem Passaporte” e atração permanente no programa “Portugal Sem Passaporte”, na Radio Expresso FM, 90,7 (também em www.expressofm.com), onde suas crónicas podem ser escutadas, aos domingos, a partir das 7 horas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário