quarta-feira, 3 de abril de 2013

EDIÇÃO PORTUGUESA DA REVISTA GRANTA COMEÇA EM MAIO



BLOG ANO PORTUGAL BRASIL PORTUGAL  ABRIL 03 - 2013
Notícias–Visões e Cultura de Portugal – A Crise Econômica
Editor : Paulo Timm– www.paulotimm.com.brpaulotimm@gmail.com
ANO BRASIL PORTUGAL-Acompanhe a programação neste site:

                                                              ***
                                  INDICE
                                                               1.PORTUGAL-Visões
2.NOTÍCIAS
3. PORTUGAL E A CRISE - Memória e Análises
&&&
1–VISÕES 

Edição portuguesa da revista Granta começa em Maio com inéditos de Fernando Pessoa

 

O primeiro número da edição portuguesa da revista literária Granta, que sairá em maio, irá publicar inéditos de Fernando Pessoa, disse hoje à Lusa o jornalista Carlos Vaz Marques, que a dirige.

 

Por Agência Lusa, publicado em 29 Mar 2013 - 10:40 | Actualizado há 9 horas 38 minutos

A publicação de cinco sonetos de Fernando Pessoa, apresentados pelos investigadores pessoanos Jerónimo Pizarro e Carlos Pitella-Leite, insere-se no primeiro objetivo da revista, que “é o de publicar bons textos literários inéditos”, disse Carlos Vaz Marques.
Referindo-se à publicação dos sonetos de Pessoa, Vaz Marques afirmou tratar-se de “uma revelação absoluta” que “já justificaria, por si só, este primeiro número da edição portuguesa da Granta”.
Segundo o responsável, há o interesse em publicar um inédito de um autor desaparecido por cada número, mas a própria revista encomendará textos a autores de língua portuguesa.
“Sabemos que uma parte importante do trabalho literário surge, muitas vezes, de estímulos externos, e pretendemos ser essa centelha que acende o rastilho de autores com talento e coisas para dizer”, disse.
Um outro objetivo da revista, que terá periodicidade semestral, “é o de publicar em português os textos de grandes escritores, escritos para a Granta de língua inglesa, e nunca editados em Portugal”.
“O baú da Granta é imenso e de grande qualidade, com autores tão importantes como Salman Rushdie ou Martin Amis, Saul Bellow ou Ryszard Kapuscinski”, acrescentou.
À Lusa, Vaz Marques revelou um terceiro objetivo, “mais ambicioso”, que é o de “dar a conhecer e de conseguir abrir portas noutros países a alguns dos autores que publicarão na edição portuguesa”.
“Sendo a Granta, cada vez mais, uma família literária global, com edições em diversas línguas, temos esta ambição”, rematou.
A Granta Portuguesa terá, “em todos os números, um portfolio fotográfico, que, nesta primeira edição, vai ter a assinatura do fotógrafo Daniel Blaufuks”.
A Granta portuguesa, que será publicada pela editora Tinta da China, irá “seguir o modelo original da Granta, que já deu provas de grande qualidade”, disse Vaz Marques, que sublinhou que “será, acima de tudo, uma revista virada para a criação literária, na qual se tentará juntar nomes consagrados e novos talentos”.
À nova revista, Carlos Vaz Marques quer “chamar autores de todo o espaço de língua portuguesa”.
Questionado sobre qual a ortografia escolhida, seguindo ou não o Acordo, Vaz Marques afirmou: “A Granta não vai ater-se a pequenas polémicas de circunstância. Será publicada na forma ortográfica escolhida por cada um dos autores que escrever para ela”.
Destinada “a todos os leitores de língua portuguesa”, não foi ainda definida a tiragem que vai ter e, quanto a colaboradores, Vaz Marques achou que ainda é cedo para os revelar.
A Granta não terá uma edição “on-line”, garantiu o diretor que acrescentou que o “design” vai ser de Vera Tavares.
“Saliento o entusiasmo da editora Bárbara Bulhosa, sem o qual este projeto não existiria, e a extraordinária dedicação da Inês Hugon, da Madalena Alfaia, da Rute Dias e do Joaquim Massano, contributos essenciais para concretizarmos uma publicação que - estou convicto - vai tornar-se rapidamente um espaço literário insubstituível”, asseverou Carlos Vaz Marques.
Para o lançamento do primeiro número da Granta Portuguesa virá a Portugal o editor da Granta internacional, John Freeman, e Vaz Marques promete “uma festa de arromba”.
*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa
\
2-  NOTICIAS

Portugal sem passaporte – o povo


Posted: 02 Apr 2013 11:26 AM PDT
Com oito voos regulares semanais vindos de Lisboa (sete da TAP e um da Sata), a Bahia é o destino nordestino mais visitado pelos portugueses. De acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o estado recebeu 25 mil portugueses ano passado, o que representa 4,5% dos estrangeiros que pisaram em solo baiano.
De olho nos turistas lusitanos, a Bahiatursa marcou presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), com seus técnicos participando de encontros de negócio com agentes e operadores locais. Durante o encontro, o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, esteve com o vice-presidente da TAP e com o presidente da Sata, Antônio Menezes, além do dirigente da empresa, Marco Silva, e conversou sobre ações promocionais para atração de portugueses para a Boa Terra.
Um dos planos é a realização da Caravana da Bahia, em abril, quando serão realizadas capacitações com agentes de viagem. A meta, segundo Leonelli, é visitar 40 agências e apresentar o portfólio de produtos baianos como Salvador, que recebe os megaeventos esportivos em 2013 e 2014, além de Porto Seguro, Costa do Dendê, Costa do Cacau, Costa das Baleias, Costa dos Coqueiros e Chapada Diamantina, que são os destinos mais buscados pelos portugueses.
Recém-captado, o voo operado pela Sata já alcançou uma ocupação de 63%, com maior presença de passageiros portugueses vindo para a Bahia, que brasileiros indo para Lisboa. As passagens podem ser adquiridas no site da companhia e o cliente pode parcelar a compra em até seis vezes sem juros, no cartão de crédito. Empresários de Porto Seguro também participam do evento.http://feeds.feedburner.com/~r/PortugalSemPassaporte/~4/ININVc6lktM?utm_source=feedburner&utm_medium=email
Posted: 02 Apr 2013 10:11 AM PDT
Carlos Cruz entregou-se voluntariamente esta terça-feira na cadeia da Carregueira, em Sintra, para cumprir a pena de seis aos de prisão a que foi condenado a sequência do processo Casa Pia. O ex-apresentador entregou-se antes de ter sido emitido o mandado de captura por parte do tribunal Criminal de Lisboa.
Carlos Cruz aguardou o mandado à porta do estabelecimento Prisional da Carregueira. Entretanto, a direcção da cadeia contactou o tribunal a pedir a emissão de mandados de captura, tendo a juíza confirmado que Carlos Cruz podia ser detido para cumprir a pena.
O arguido já cumpriu um ano e três meses de prisão preventiva e pode pedir, dentro de um ano, a passagem à situação de prisão domiciliária. Carlos Cruz foi acompanhado pelo seu advogado, Ricardo Sá Fernandes.
i
http://feeds.feedburner.com/~r/PortugalSemPassaporte/~4/XIqOqHdK8iA?utm_source=feedburner&utm_medium=email
Posted: 02 Apr 2013 08:11 AM PDT

Felipe Verissimo, morte aos 37 anos
O acidente registrado no fim da manhã desta segunda-feira, 1º de abril, no qual morreu o empresário portugues, Felipe Veríssimo, diretor da empresa “SóConstroi”, foi provocado pela viatura da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).  Ele havia participado de uma licitação na Prefeitura de Quixadá pela manhã. O acidente ocorreu quando estava retornando para Fortaleza. 
Verissimo tinha 37 anos de idade e era natural de Torres Novas e seu sepultamento – até as 15,00h desta terça-feira ainda não estava marcado, mas deverá ser nesta quarta-feira, no “Eternos”
NOTICIA EM ATUALIZAÇÃO
Numaa entrevista Carlinhos Vereador disse que a viatura da PRE realizava perseguição a um motoqueiro. Provavelmente o motorista do veículo policial não viu o carro dele, o qual seguia em sentido contrário de direção. Os dois veículos se chocaram frontalmente e o automóvel dirigido pelo empresário atingiu uma árvore, matando ele e o carona, um homem de aproximadamente 60 anos, identificado como Hudson Manoel Saraiva, natural do Maranhão

No momento do acidente o automóvel dirigido por Felipe Veríssimo também desenvolvia alta velocidade. No painel do veículo a velocidade era de 169Km por hora. O carro pertence a esposa de Felipe Verissimo, português que se mudou para o Brasil há cerca de 10 anos e há três passou a desenvolver seus negócios no Ceará. “Ele era pai de uma criança de dois ou três anos”.

http://feeds.feedburner.com/~r/PortugalSemPassaporte/~4/kcpYOOZb3yc?utm_source=feedburner&utm_medium=email
Posted: 02 Apr 2013 07:03 AM PDT

Vasco Portugal, o inventou do carrehador sem fios, que poderá revolucionar o sistema
Um português que está a fazer um doutoramento ao abrigo do Programa MIT Portugal desenvolveu um carregador sem fios e bidirecional para carros elétricos. Uma solução que, explica Vasco Portugal, poderá ajudar a promover a utilização deste tipo de veículos amigos do ambiente.
Com uma formação multidisciplinar que vai de arquitetura à engenharia e computação, os principais interesses de investigação de Vasco Portugal passam, desde muito cedo, pela busca de soluções eficientes ao nível ambiental e energético. 
Foi, aliás, no contexto de uma pesquisa relacionada com habitações inteligentes, a CityHome, que Vasco Portugal discutiu com os colegas envolvidos no melhoramento do CityCar a necessidade de encontrar novas soluções para alguns dos problemas que os carros elétricos apresentam, sobretudo o tempo que demoram a carregar a bateria e a baixa autonomia.
O CityCar é um conceito de veículo urbano elétrico e dobrável, concebido por especialistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que se tornou realidade, em 2012, através do lançamento do modelo Hiriko.
Mais confortável e eficiente
O investigador português, em parceria com o estudante do MIT de Ciências da Computação, Jason Gao, desenvolveu“um carregador incrustado no passeio, onde o contacto com o carro é feito automaticamente e de forma bidirecional, isto é, “o carro pode estar a receber energia da rede, mas se a rede estiver a atravessar uma fase de pico de consumo as baterias dos carros podem também servir para alimentar a própria rede”, o que torna todo o sistema mais fiável e eficiente, explica Vasco Portugal ao Boas Notícias.
Este novo carregador, batizado de EV Charger, apresenta outras vantagens fundamentais para tornar os carros elétricos mais amigos do utilizador. Por um lado, aposta no conforto, já que “é o carro que faz o contacto com o carregador evitando que o condutor tenha de sair do carro, pegar no cabo e fazer a ligação como acontece com a gasolina”, explica. Por outro lado, permite uma “disseminação mais fácil” e é uma solução mais estética, já que estes carregadores podem ser instalados em qualquer local da estrada, de preferência em zonas de estacionamento.
boas noticiashttp://feeds.feedburner.com/~r/PortugalSemPassaporte/~4/jVy1Ys38-sI?utm_source=feedburner&utm_medium=email
Posted: 02 Apr 2013 06:51 AM PDT
O Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) vai receber uma feira de emprego com cerca de 35 empregadores de sete países diferentes da Europa. O “Engineers Mobility Days” vai decorrer a 11 e 12 de Abril e pretende recrutar profissionais dedicados às áreas das engenharias e das tecnologias de informação.
 Durante os dois dias da feira, os candidatos vão poder conhecer as empresas europeias e obter informações sobre as oportunidades de carreira que oferecem. Para além disso, os grupos empresariais vêm a Portugal mostrar quais as condições de vida e de trabalho que existem nos países em que se inserem.

Segundo o site oficial da feira de emprego, os candidatos “vão poder conhecer centenas de empregadores qualificados nos segmentos de engenharias e tecnologias de informação que estão ativamente à procura de profissionais nestes setores”.

Para se candidatarem às vagas disponíveis, os interessados devem fazer um pré-registo no site dedicado ao evento. Durante a feira de emprego, os candidatos podem realizar entrevistas de seleção com as entidades empregadoras. 
A organização do evento disponibiliza ainda a oportunidade de participarem numa mini-feira online, no seu site oficial, onde é possível concorrer aos postos de emprego que vão estar disponíveis durante os dois dias de certame. 
Segundo o IEFP, a Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Noruega, Reino Unido e Suécia são os países que vão estar presentes no “Engineers Mobility Days”. O evento decorre entre as 10h00 e as 18h00, no ISEL. 
O “Engineers Mobility Days” é uma parceria entre o IEFP, o EURES Portugal, a Comissão Europeia e a Associação de Estudantes do ISEL. 
Clique AQUI para consultar a lista de empresas que vão estar presentes no “Engineers Mobility Days”.http://feeds.feedburner.com/~r/PortugalSemPassaporte/~4/pk5mOn880Zk?utm_source=feedburner&utm_medium=email
Posted: 02 Apr 2013 06:42 AM PDT
Portugal e os países africanos lusófonos estão “a descobrir” um site brasileiro na Internet que oferece cursos gratuitos e com legendas em português das mais prestigiadas universidades do mundo, disse hoje um dos fundadores da plataforma digital.
“Apesar de nosso maior público estar no Brasil, o mundo lusófono já está a descobrir o Veduca”, disse à agência Lusa Carlos Souza, um dos criadores do sítio eletrónico.
O Veduca, a funcionar desde março de 2012, é uma plataforma na Internet que reúne e fornece gratuitamente cursos online das mais prestigiadas universidades do mundo – como Harvard, Princeton, Stanford e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) – com legendas em português.
“No nosso ranking de visitantes por países, Portugal, por exemplo, já representa o terceiro principal país de origem de tráfego, depois dos Estados Unidos. Os países lusófonos da África também já representam parte do tráfego de usuários assíduos do Veduca”, indicou Souza, que é engenheiro aeronáutico.
“Acreditamos que o impacto seja extremamente positivo (nos países lusófonos), pelas mesmas razões que acreditamos ser importante nosso trabalho no Brasil, onde a oferta de ensino superior de qualidade é restrita a uma minoria privilegiada da população”, declarou.
O grande objetivo do Veduca, de acordo com Souza, “é democratizar o acesso à educação de alta qualidade”.
Inúmeras universidades e fundações do mundo já oferecem cursos online gratuitos em plataformas como o Udacity (www.udacity.com), o Coursera (www.coursera.com), o EDX (www.edx.com), o MiríadaX (http://miriadax.net), entre outros, sendo que algumas iniciaram as atividades no início dos anos 2000.
Estes cursos – conhecidos como Massive Open Online Courses (MOOCs) – são ministrados em outros idiomas, sobretudo em inglês.
No Brasil, segundo Souza, somente dois por cento da população tem conhecimentos sólidos deste idioma.
“Assim, tivemos a ideia de criar o Veduca, um portal que organiza esse conteúdo por assuntos e o traduz para a língua portuguesa”, referiu o engenheiro brasileiro, sublinhando que este tipo de iniciativa foi pioneira no Brasil.
O Veduca reúne cerca de cinco mil vídeos de cursos com licença aberta na Internet, incluindo ainda aulas de instituições brasileiras, como a Universidade de São Paulo (USP).
“Outras iniciativas semelhantes (ao Veduca) têm surgido, o que é extremamente positivo, pois o desafio de melhorar a educação no Brasil é grande e há espaço e muita demanda para esse tipo de serviço”, acrescentou Souza.
Outros sítios na Internet já oferecem alguns cursos com legendas em português, como o Udacity, o Classroom.tv (www.classroom.tv) e a organização TED (www.ted.com), sendo as legendas produzidas, principalmente, por voluntários.
“Nossas legendas são produzidas de duas formas: por fornecedores especializados que contratamos e por trabalho voluntário, de nossa base de usuários cadastrados no sítio”, referiu o engenheiro, de 32 anos.
De acordo com Souza, “existe uma demanda reprimida gigantesca por ensino de alta qualidade” no Brasil e a expectativa do Veduca é chegar até 24 milhões de pessoas.
Desde que entrou em funcionamento, o sítio eletrónico brasileiro recebeu 1,5 milhão de visitas, contando com 32 mil usuários registados e 22 mil seguidores nas redes sociais.
Carlos Souza declarou que o público-alvo da plataforma são “os internautas de 17 a 40 anos, estudantes universitários, pós-graduandos e pessoas que buscam complementar a sua formação”.
No segundo semestre de 2012, o Veduca recebeu um investimento de 1,5 milhão de reais (580 mil euros), de quatro investidores: os fundos Mountain do Brasil, um grupo de 500 startups, a Macmillan Digital Education, e o investidor Nicolas Gautier.
Para além dos quatro sócios fundadores, o Veduca já emprega mais cinco funcionários.
De acordo com Carlos Souza, uma nova versão do sítio eletrónico será lançado em breve e, como já ocorre em outras plataformas, o Veduca vai emitir certificados para as pessoas que completarem os cursos online e terá o seu acervo, gradativamente, aumentado.http://feeds.feedburner.com/~r/PortugalSemPassaporte/~4/HyWS7fRQAE0?utm_source=feedburner&utm_medium=email
Posted: 02 Apr 2013 05:06 AM PDT
A chefe brasileira Bella Masano, do restaurante Amadeus, e o português Vitor Sobral, reconhecido como um dos principais mestres da cozinha paulista e lusitana, participarão da  edição do Peixe em Lisboa, um dos maiores eventos da gastronomia mundial.

Entre os dias 4 e 14 de abril, no Pátio da Galé, em Lisboa, acontece um dos melhores
eventos da culinária europeia, o Peixe em Lisboa. A ação, que é reconhecida por apresentar os principais pratos de peixes e mariscos do mundo, reunirá alguns dos mais renomados chefes da gastronomia mundial, como a brasileira Bella Masano, do restaurante Amadeus, localizado na cidade de São Paulo, e o português Vitor Sobral, do Tasca da Esquina, que alia o melhor da gastronomia paulista com a tradição da comida lusitana. 
Serão dez dias de atrações, onde os presentes poderão aprender a cozinhar, participar de workshops, saborear vinhos, doces e outros produtos tradicionais de cada país convidado, que serão produzidos pelos mestres mais prestigiados do segmento, como Fausto Airoldi, Virgilio Martinez, Bertílio Gomes, Adrien Trouilloud, Nuno Diniz, Nuno Barros, Mauro Uliassi, José Avillez, Alexandre Silva, Miguel Castro Silva, Tomoaki Kanazawa, Marlene Vieira e Leonel Pereira. 
Ao mesmo tempo, os visitantes terão a oportunidade de acompanhar o concurso que irá escolher o melhor pastel de nata da região, as apresentações que irão mostrar as principais frutas portuguesas e a sua junção com os peixes e mariscos, e, também, poderão experimentar, por valores que vão de 5 a 8 euros, os pratos elaborados pelos melhores restaurantes da capital, que ficarão à disposição do público das 12h às 24h, durante todo o festival. 
Dentre os participantes da ação estão os tradicionais A Travessa, Alma, Assinatura, G-Spot, José Avillez, Peixaria da Esquina, Ribamar, Sea Me – Peixaria Moderna, Spazio Buondi / Nobre e Umai. 
Outra novidade deste ano é a parceria entre o Peixe em Lisboa e o Lisboa Story Centre, um dos locais mais visitados da região. Os frequentadores que quiserem conhecer as duas atrações terão 20% de desconto na compra de uma das entradas. 
A iniciativa, que está em sua 6.ª edição e recebeu cerca de 25 mil visitantes no ano passado, é uma realização da Associação Turismo de Lisboa (ATL) e a Câmara Municipal de Lisboa.
http://feeds.feedburner.com/~r/PortugalSemPassaporte/~4/RTg-uGgyCwc?utm_source=feedburner&utm_medium=email
3 –  A CRISE

VENCER A CRISE COM O ESTADO SOCIAL E COM A DEMOCRACIA
CONFERÊNCIA A REALIZAR NO DIA 11 DE MAIO, EM LISBOA

Assim vai a Europa! - "UE no final da corrida de obstáculos"

http://2.bp.blogspot.com/-LeXJscUrspM/UVXvlJg_m0I/AAAAAAAAg6Y/lK0CWFZ3a-8/s320/croacia.jpg

Está confirmado: os croatas vão aderir à UE no próximo dia 1 de julho, após mais de dez anos de negociações. O processo foi mais demorado porque os Vinte e Sete, que tiraram lições dos últimos alargamentos, foram mais rigorosos com Zagreb do que com alguns dos últimos países aderentes. 

Relatório da Comissão Europeia

Noam Chomsky explica o que está em causa aos portugueses e europeus
27 de março de 2013 por nuno manuel costa deixe um comentário
Professor emérito do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, destacou-se pelos seus trabalhos na área da Linguística, desenvolvendo uma teoria baseada na abordagem das propriedades da Matemática, aplicadas às linguagens formais.
É um militante político de esquerda e a suas análises sobre a crise endémica do sistema capitalista caracterizam-se pelo rigor dialético que as enforma
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário