quinta-feira, 18 de abril de 2013

Trailer do documentário "Portugal e a Crise"







Blog PT BR  abril 18
BLOG ANO PORTUGAL BRASIL PORTUGAL  ABRIL 18 - 2013
Notícias–Visões e Cultura de Portugal – A Crise Econômica
Editor : Paulo Timm– www.paulotimm.com.brpaulotimm@gmail.com


ANO BRASIL PORTUGAL-Acompanhe a programação neste site:



                                                              ***
                                  INDICE
                                                               1.PORTUGAL-Visões
2.NOTÍCIAS
3. PORTUGAL E A CRISE - Memória e Análises
&&&
1–VISÕES 

A Portuguese folk song

July 6, 2012 § 2 Comments
Milho verde, Rui Barreiros Duarte, ink on paper, 2012.
Milho verde (green corn) is a Portuguese folk song made famous by the singer José Afonso. It is a song that was probably sang by farmers, in sync with the rhythm of their labor as they tended the fields. This version uses the soundscape of a Portuguese farmers market as the background.
Pedro Rebelo (concertina and soundscape) and Sergio Rebelo (dobro).

2-  NOTICIAS

Portugal sem passaporte – o povo

Posted: 17 Apr 2013 03:00 PM PDT

Carmo’s Hotel, em Ponte de Lima, além de eleito pela revista é também destaque na Forbes.
A revista “Condé Nast Traveler” divulgou a lista dos novos hóteis favoritos em todo o mundo, na categoria de “hot spots”. Da escolha final, seis são portugueses. “Para compilar esta lista visitámos centenas de locais, avaliando cada hotel – dos de massas aos mais pequenos e acolhedores – desde estilo, localização, serviço, conforto, valor e sofisticação”, explica.
A revista destaca a experiência alentejana no Villa Extramuros, o campo na Fazenda Nova, no Algarve, os diferentes quartos  do Cooking &Nature Emotional Hotel, situado em Alvado, o conforto da pousada de Cascais, a vista sobre a cidade e o rio proporcionada pelo Lisboa Carmo Hotel o ambiente familiar do Carmo’s Boutique Hotel, em Ponte de Lima.
i
http://feeds.feedburner.com/~r/PortugalSemPassaporte/~4/XQ5ioELPBA4?utm_source=feedburner&utm_medium=email
Posted: 17 Apr 2013 02:36 PM PDT
Como “Portugal Sem Passaporte” já teve oportunidade de anunciar, as festas comemorativas do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades – em Fortaleza – serão realizadas no dia 7 de junho (sexta-feira), no “Bautico Atlético Cearense.
O evento tem o apoio do Vice Consulado de POrtugal no Ceará, e tem uma organização voluntária e suporte da Sociedade Beneficente Portuguesa Dous de Fevereiro, Camara Brasil Portugal do Ceará e Academia do Bacalhau, com diversas parcerias, abrindo-se assim uma oortunidade e grande oportunidade para mostrar empresas luso-brasileiras perante esta grande festa da Nação POrtuguesa.
As empresas portuguesas ou luso-brasileiras interessadas em participar e apoiar esta realização, na qual se incluirá a V Edição do Trofeu Martin Soares Moreno da Comunidade POrtuguesa, poderão faze-lo através da instalação de espaço promocional para exposição ou venda de seus produtos (espaço até 9 metros quadrados),mediante colaboração de R$ 1.000 reais.
Para esses standes não haverá qualquer exclusividade e as empresas participantes contarão com divulgação de seus nomes divulgados na promoção e seuas logomarcas impressos nos convites do evento.
 Os interessados em participar deverão fazer solicitação diretamente às instituições promotoras
A festividade deverá contar com comidas típicas, artezanato, e produtos em geral genuinamente portugueses e na oportunidade será também outorgado o “V Trofeu Martin Soares Moreno” a duas personalidades da Comunidade que tenham prestado relevantes serviços à Comunidade. Por norma a homenagem será a um português e outra a um brasileiro.
Embora ainda não confirmadas as presenças, o Dia de Portugal deverá contar também com espetáculos de musica portuguesa, folclore  e musica para dançar
http://feeds.feedburner.com/~r/PortugalSemPassaporte/~4/O7-vxNyqP4k?utm_source=feedburner&utm_medium=email
Posted: 17 Apr 2013 12:53 PM PDT

José Maria Zanocch é o novo lider da Câmara Brasil POrtugal do Ceará
Com eleições à vista, marcadas para o próximo dia 30, o vice presidente da Camara Brasil Portugal no Ceará (presidente em Exercício), advogado José Maria Mac Call Zanocchi, deverá ser eleito e formalmente e assumir a presidencia da prestigioso instituição luso-brasileira, em substituição do Dr. Jorge Chaskelmann,  que recentemente passou o cargo afim de se dedicar mais plenamente ao seu grupo de empresas.
Zanocchi é candidato da chapa da atual diretoria, e deverá ser eleito, salvo se houver alguma chapa de oposição. Ele é um conhecido membro da Comunidade e, se eleito deverá comandar uma nova diretoria, a ser constituída nos próximos dias, afim de ser homologada no dia 30 em reunião de seus membros
Jorge Chaskelmann deixou de residir em Fortaleza e dedica-se agora mais especialmente ao grupo Aquiraz, naquele Município Cearense, mas, conforme confidenciou a este “Portugal Sem Passaporte”, continuará a colaborar, sempre que necessário, com a CBP/C e, inclusive, estará presente no 7º Encontro de Negócios de Língua Portuguesa, em Belo Horizonte (MG) nos próximos dias 22 e 23.
http://feeds.feedburner.com/~r/PortugalSemPassaporte/~4/36QhtvPUHxk?utm_source=feedburner&utm_medium=email


http://feeds.feedburner.com/~r/PortugalSemPassaporte/~4/O2e8AAfyARI?utm_source=feedburner&utm_medium=email
Posted: 17 Apr 2013 07:35 AM PDT
A amostra promete muito sucesso e com certesa passará a ser ponto de encontro dos apreciadores dos bons mariscos. Sapateiras, lavagantes, boa ameijoa  e percebes. A data para inaugurar essa deliciosa gastronomia ainda não está confirmada, porque depende ainda de alguns “acertos” legais, mas dever estar tudo pronto até julho.
As novidades são muitas e a prova começou semana passada, para uma desena de convidados, entre os quais estávamos incluídos. A petiscada, preparada pelo famoso João, deliciosamente impecável – com boas ameijoas do Algarve e muitos percebes, que foram acompanhados por espumantes e vinhos verdes, ofertados pelo Herculado Santos.
O ágape teve inicio a meio da tarde e, cerca das 22,00 – quando nos despedimos – varios dos convidados ainda ficaram…
Agora resta esperar por nova tarde-noite especial, ou pela chegada oficial dos muitos produtos portugueses que desembarcam a partir de agora a cada quinzena.
Uma intensa variedade de frutos do mar e outros produtos dificeis de encontrar em Fortaleza.
Está confirmada a chegada de varios tipos de chouriços, presuntos, alheiras, e outros fumados; Enguias ( de Aveiro em barricas), percebes, sapateiras, lavagantes, ameijoas e até burriés…varios tipos de queijos portugueses, polvo seco, ovas de sardinha e muito mais.
 Enquanto não chega o momento, apreciem os produtos através das imagens
http://feeds.feedburner.com/~r/PortugalSemPassaporte/~4/Cyp1VBieGIs?utm_source=feedburner&utm_medium=email
Posted: 17 Apr 2013 03:43 AM PDT
Lisboa está entre os 10 destinos preferidos dos turistas de cruzeiros, sobretudo dos britânicos, devido ao clima, à população local e à rapidez de acesso à cidade, divulgou hoje o Observatório do Turismo de Lisboa

Se der de caras com 12.000 turistas não se assuste

São sete navios de cruzeiro que vão atracar em Lisboa, de uma só vez. Entre passageiros e tripulantes, são mais de 12 mil pessoas que chegam à capital portuguesa por mar. Um novo recorde no porto de Lisboa.
Lisboa recebe esta quarta-feira, em simultâneo, sete navios de cruzeiro, com 8.500 turistas a bordo. São de tamanhos e características diferentes: o mais pequeno com apenas 110 metros e 76 passageiros, o maior com 340 metros de comprimento e mais de três mil turistas a bordo.
À excepção de um navio que chegou na terça-feira, às 19h30, todos os outros chegam a Lisboa esta manhã, entre as 6h00 e as 9h00, e deixam a capital portuguesa ainda hoje – o primeiro às 17h00, o último por volta das 19h00.
É a segunda vez que atracam na capital portuguesa tantos cruzeiros. Nestas curtas escalas, vão estar distribuídos entre Santa Apolónia (três), Jardim do Tabaco (um), Rocha Conde de Óbidos (dois) e Alcântara (um).
Entre passageiros e tripulantes, são mais de 12 mil pessoas que hoje chegam, por mar, à capital portuguesa. Vai ser um entra e sai de turistas pelas ruas da Baixa lisboeta.
Em terra, no controlo documental, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vai duplicar os cinco inspectores que costumam estar em cada turno no porto de Lisboa e a PSP, além de patrulhas dedicadas ao movimento na zona portuária, vai estar particularmente atenta aos táxis.
A polícia já sabe que, nestes dias, o porto de Lisboa é um dos locais preferidos dos taxistas, nem sempre da forma mais organizada.
Nos primeiros três meses do ano, o número de escalas na capital aumentou 9%, com 38 navios de cruzeiros a atracar.
Capital portuguesa está entre os melhores destinos turisticos do mundo
Segundo um estudo elaborado com base num inquérito feito em 2012, a quase mil passageiros pelo Turismo de Lisboa e pela Administração do Porto de Lisboa Turismo, o grau de satisfação médio dos turistas de cruzeiro quando visitam a cidade é de 8,3, numa escala de 1 a 10.
O Inquérito a Passageiros Internacionais de Cruzeiros 2012 conclui ainda que mais de metade (55%) dos entrevistados acha que as suas expectativas foram superadas no passeio a Lisboa.
A maioria dos que visitam a capital portuguesa desta forma são britânicos, concluiu o estudo, acrescentando que são casais sem filhos e com uma idade média de 51 anos.
Além disso, são pessoas profissionalmente ativas e com habilitações universitárias, que gastam, em média, cerca de 118 euros durante uma estadia de nove horas em Lisboa.
Este valor serve sobretudo para pagar visitas a museus, monumentos e outros pontos turísticos, além de fazer compras – sobretudo vinho, pastelaria e artesanato – e cobrir a alimentação e os transportes.
Quase metade dos passageiros (45%) gosta mais de visitar Lisboa pelos seus próprios meios, dando preferência a zonas perto do local onde os navios atracam, ou seja, Baixa e Chiado, Belém, Bairro Alto e Cais do Sodré. A maioria, no entanto, opta por excursões com guia compradas a bordo.
Quase todos os entrevistados (86%) admitem a possibilidade de regressar a Lisboa fora do conceito de cruzeiro, apesar de 97% referirem que o destino é muito recomendado como ponto de passagem de cruzeiros.
Um dos fatores mais importantes que leva estes turistas a escolher um cruzeiro com passagem em Lisboa é o conjunto de cidades do percurso e o facto de se poder descansar a bordo.
Mas um em cada cinco entrevistados admite que visitar Lisboa foi mesmo a condicionante para escolher aquele cruzeiro, sendo que 3,4% respondeu que nem faria a viagem se a capital portuguesa não estivesse incluída no roteiro.
com rr e i
http://feeds.feedburner.com/~r/PortugalSemPassaporte/~4/hrDisgRWSZQ?utm_source=feedburner&utm_medium=email





3 –  A CRISE  
LANÇAMENTO DIA 25 DE ABRIL DE 2013.
"Portugal e a Crise", documentário dirigido por Giovanni Alves com produção de Elísio Estanque (Praxis video, 2013). Como se explica a crise portuguesa? Quais seus impactos no mundo do trabalho? Quais as perspectivas de Portugal? O documentário contém depoimentos inéditos de Boaventura de Sousa Santos, José Manuel Pureza, Marisa Matias, André Freire, Francisco Sarmento, Octávio Teixeira, Paulo Granjo e Vasco Gonçalves. D I V U L GU E M! Aguardem!


Trailer do filme com depoimentos de intelectuais portugueses sobre a crise de Portugal. Produção: Elísio Estanque com imagens coletadas em Portugal 


Nenhum comentário:

Postar um comentário