BLOG ANO PORTUGAL BRASIL PORTUGAL – Dia 07 de dezembro
Notícias–Visões
e Cultura de Portugal – A Crise Econômica
ANO BRASIL
PORTUGAL-Acompanhe a programação neste site:
***
INDICE
INDICE
1.PORTUGAL-Visões
2.NOTÍCIAS
3. PORTUGAL E A CRISE - Memória e Análises
&&&
1–VISÕES:
Pedra Filosofal – A.Gedeão
http://www.youtube.com/watch?v=9r6FqT7F1s0
Pedra Filosofal é um poema do poeta António Gedeão, publicado no livro Movimento Perpétuo, em 1956. Aproveitando a musicalidade do poema, Manuel Freire apresenta em 1969 o poema musicado, que, pelas suas características rapidamente se tornou num hino e numa bandeira da resistência contra a ditadura.
Pedra Filosofal é um poema do poeta António Gedeão, publicado no livro Movimento Perpétuo, em 1956. Aproveitando a musicalidade do poema, Manuel Freire apresenta em 1969 o poema musicado, que, pelas suas características rapidamente se tornou num hino e numa bandeira da resistência contra a ditadura.
|
|
|
|||
|
|||||
|
|||||
- Pressa do
Governo Portugues por dinheiro de privatização faz candidatos desistirem
- Conselho de
Ministro aprovou privatização da TAP. Comprador obriga-se a ter ações
durante 10 anos
- Confirmado:
Economia da Zona Euro está oficialmente em recessão
- Cristiano
Ronaldo foi distinguido como o jogador que mais se destacou no ano
- O Ceará é o
Estado mais desenvolvido do Nordeste do Brasil
- Vinho
portugues chega ao Brasil 8 vezes mais caro
- Assassinato
de Rosalina abre caça a rede liderada por assessor de Rockefeller
·
Posted:
06 Dec 2012 05:47 AM PST
·
Durante esta semana, Portugal quer mostrar ao
Brasil que é um país moderno. Como? Aliando a tecnologia às tradições do país
·
Os brasileiros que
quiserem conhecer as inovações do país irmão não precisam de ir muito longe para
uma visita guiada ao state of the art em Portugal. A exposição Sentir Portugal,
em São Paulo, encurta os quase 8 mil quilómetros entre os dois países e dá a
conhecer, através dos cinco sentidos, o lado moderno de um país que quer
actualizar a sua imagem.
·
No Parque Ibirapuera
– um dos maiores parques urbanos de São Paulo, com jardins, ciclovias, museus,
parques de exposições -, um pavilhão de 400 metros quadrados foi especialmente
construído para a Mostra Portugal Moderno – Sentir Portugal. A realização deste
evento, com um investimento superior a 360 mil euros, ficou a cargo da Agência
para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) em conjunto com o
Consulado Geral de Portugal em São Paulo, no âmbito do Ano de Portugal no
Brasil. A mostra começou dia 4 de Dezembro, prolonga-se até dia 9 e tem entrada
gratuita. O primeiro dia aberto ao público foi ontem e até ao fecho desta
edição contou com cerca de 500 visitantes.
·
A AICEP apostou em
sete áreas para dar a conhecer o que está a mudar em Portugal, sem esquecer as
tradições do país. O que há de novo no turismo, arquitectura e engenharia,
moda, gastronomia, cortiça, ciência e tecnologia, inovação e energia está nesta
exposição, de mãos dadas com a nostalgia das ruas de Lisboa - o chão da
exposição reproduz o ziguezague da calçada portuguesa -, com o dedilhar da
guitarra portuguesa - as vielas de Alfama foram recriadas para colocar os
visitantes no epicentro do fado – e com os sabores lusos – provas de produtos
portugueses.
·
Cinco sentidos à
portuguesa A intersecção entre o novo e moderno e a nostalgia de um país com
quase 900 anos de história – uma mistura à primeira vista antagónica – é
providenciada pela tecnologia que apela aos cinco sentidos. A exposição é
acompanhada por vídeos, ecrãs interactivos e sons que tentam recriar uma
verdadeira experiência sensorial.
·
Na gastronomia, por
exemplo, as provas dos produtos portugueses e dos pratos confeccionados pelos
chefs são complementados por uma mesa touch, onde se fica a conhecer melhor a
diversidade do vinho e do azeite. O chef José Avillez participa no evento com
fotos, vídeos e textos da sua autoria.
·
A cortiça, um
material tradicionalmente usado para as rolhas das garrafas de vinho, mas que
há muito é utilizado para outros fins, é mostrada pela Associação Portuguesa da
Cortiça (APCOR) literalmente como um diamante em bruto. Em plena exposição,
artistas nacionais esculpem a cortiça ao mesmo tempo que dão a conhecer ao
público brasileiro as inúmeras utilizações para este material.
·
O Centro de
Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA) leva um protótipo de carro
e de triciclo eléctricos com 100% de eficiência – a energia eléctrica que não é
utilizada pelos veículos pode ser reinserida na casa do proprietário. Na
própria exposição, a AICEP anunciou que as emissões de gases de efeitos de
estufa foram neutralizadas através da implementação de tecnologias limpas que
emitem menos gases ou os capturam.
·
Um pouco do Portugal
Fashion também viajou até ao Brasil. Hoje, as criações de Luís Buchinho e
Miguel Vieira desfilam na mostra, representando, segundo Manuel Teixeira,
presidente da Comissão Executiva da Associação Nacional de Jovens Empresários
(ANJE), “um dos sectores nacionais com mais tradição e notoriedade a nível
global”.
·
ambiente de negócios
Mostrar um Portugal mais moderno ao Brasil pode fazer sentido em tempos de
dificuldades, já que não só o Brasil é o terceiro principal destino do
investimento português no exterior, como Portugal exportou, em 2011, 585
milhões de euros em bens para o Brasil – um aumento de 33% em relação ao ano
anterior. Por isto, também a EDP e o grupo da CCR estão envolvidos nesta
iniciativa.
·
“É importante
actualizar o retrato de família entre Portugal e o Brasil”
·
Pedro Reis,
presidente da AICEP, falou ao i sobre a Mostra Sentir Portugal e a
necessidade de actualizar a imagem do país junto dos brasileiros. A AICEP está
já a planear novas apostas na divulgação da imagem de Portugal junto de outros
países.
·
O que é que
Portugal vai mostrar ao Brasil na Exposição Sentir Portugal?
·
É uma montra
privilegiada para levar ao Brasil uma imagem do Portugal de hoje, que se traduz
em inovação, dinamismo, empreendedorismo, sofisticação, vanguarda e
cosmopolitismo. Estará representado na exposição um conjunto de ideias,
projectos, conceitos e produtos nas mais variadas áreas. Os sentidos estarão
presentes ao longo do pavilhão da mostra, através de vídeos, telas, tecnologia
interactiva, sabores, cheiros, experiências.
·
Sente que há uma
necessidade de actualizar a imagem de Portugal junto dos brasileiros?
·
Portugal e o Brasil
partilham uma história comum e não é por acaso que se designam, mutuamente,
como “países irmãos”. Mas mesmo os membros da mesma família precisam de se
revisitar mutuamente para manter esse retraio actualizado. É o que estamos a
fazer. Sabemos que há uma parte da população brasileira que vê Portugal como
um país moderno, mas também sabemos que uma grande camada da população não vê o
nosso país com esses olhos. O ano passado, 1561 empresas exportaram os seus
produtos e serviços para aquele mercado, o que traduz bem o dinamismo que o
nosso tecido empresarial tem no Brasil e que se reflecte no crescimento das
nossas vendas àquele país. Entre Janeiro e Agosto, as nossas vendas de bens
para o Brasil cresceram 25%. Mas mesmo com este dinamismo é muito importante
actualizar este “retrato de família” para que os brasileiros reforcem a imagem
positiva que têm do nosso país.
·
Que inovações
portuguesas é que o Brasil pode ver nesta exposição?
·
O Sentir Portugal é,
por si só, um conceito inovador. Elencando apenas alguns ícones desta mostra,
pois toda ela respira actualidade e inovação: o Projecto ColorAdd dará cor ao
Sentir Portugal no domínio da inclusão social, considerando que no Brasil o
daltonismo afecta cerca de 9 milhões de pessoas. Este código de linguagem
universal, única no mundo, é nosso, é português. O professor António Coutinho,
da Fundação Calouste Gulbenkian – Instituto de Ciência, traduzirá em palavras
o que é sentir a ciência em Portugal e qual o seu pioneirismo e impacto
além-fronteiras.
·
Qual tem sido o
papel da AICEP na iniciativa do Ano de Portugal no Brasil?
·
Colaborar
proximamente e de forma articulada em todas as iniciativas promovidas pelo
comissariado – e destaco o trabalho empenhado e dedicado do dr. Miguel Horta e
Costa – que possam ajudar a projectar a dimensão empresarial de Portugal. É
neste contexto que se insere a Mostra Sentir Portugal e outras acções que.
ponderamos continuar a realizar tendo como foco o mercado brasileiro, com o
qual temos especiais relações de afinidade. No próximo ano iremos continuar a
investir em diversas acções de norte a sul do Brasil. Temos prevista uma nova
mostra no Rio de Janeiro e prevemos realizar um road show junto de empresas
brasileiras, visando apresentar Portugal como um país amigo do investimento.
Portugal é a porta natural de entrada do Brasil na União Europeia, tem recursos
qualificados, tem infra-estruturas de excelência e, sobretudo, está
sinceramente interessado em aprofundar o seu relacionamento comercial e
económico com o Brasil.
·
Considera que a
iniciativa se deve expandir no futuro a outros países?
·
A imagem é um activo
muito valioso na proposta de valor de um país e Portugal não é excepção. A
imagem ajuda a vender produtos e serviços, a captar investimentos, a trazer
turistas e a aumentar a própria auto-estima. Por isso, num momento em que
Portugal está confrontado com os desafios do seu crescimento económico, são muito
importantes as acções de posicionamento e valorização do país, acções que
valorizem a sua oferta e os seus atributos como destino de investimento. Em
2013 iremos desenvolver acções de ‘ posicionamento de Portugal em mercados
como os Estados Unidos, Brasil e alguns mercados africanos, que podem passar,
por exemplo, por road shows de investimento ou pela realização de feiras
empresariais.
·
aicep
Nenhum comentário:
Postar um comentário