domingo, 19 de maio de 2013

CRISE SISTÊMICA GLOBAL -2013 - GEAB



BLOG ANO PORTUGAL BRASIL PORTUGAL  Maio  17/19- 2013
Notícias–Visões e Cultura de Portugal – A Crise Econômica
Editor : Paulo Timm– www.paulotimm.com.brpaulotimm@gmail.com

ANO BRASIL PORTUGAL-Acompanhe a programação neste site:

                                                              ***
                                  INDICE
                                                               1.PORTUGAL-Visões
2.NOTÍCIAS
3. PORTUGAL E A CRISE - Memória e Análises
&&&
1–VISÕES – Paula Cabeçadas envia -


http://profile.ak.fbcdn.net/hprofile-ak-ash4/s32x32/370593_1246583324_886699824_q.jpg
A LETRA LIVRE participa da Feira do Livro de Lisboa e da Feira do Livro em Coimbra. Na Feira do livro de Lisboa, que decorre de 23 de Maio a 10 de Junho, estaremos no Stand D08 representado editoras como &ETC, Averno, Língua Morta, Mariposazual, Fahrenheit 451, Sistema Solar e Documenta, além dos livros usados, fundos e antigos. A Feira de Coimbra realiza-se no Parque Verde de Cidade de 24 de Maio da 2 de Junho. Venha visitar-nos, estaremos com boas promoções e novidades!

19 de maio, morre Catarina Eufémia, símbolo da luta contra o Estado Novo


Resistente ao regime de Salazar, Catarina Eufémia foi uma ceifeira, analfabeta, morta a tiro durante uma greve contra o Estado Novo, a 19 de maio de 1954, com um dos seus três filhos ao colo. Transformou-se num símbolo da luta dos trabalhadores.
A história de Catarina Eufémia é a melhor personificação da resistência ao regime de Salazar. É uma história terna, que entristece, que representa o combate à opressão. A vida de Catarina foi marcada pela luta, pelo trabalho. A morte, que se assinala hoje, representa a face mais negra de uma ditadura.
Catarina Efigénia Sabino Eufémia nasceu em Baleizão, no Alentejo, a 13 de fevereiro de 1928. Dedicou a sua vida ao trabalho rural, como ceifeira, analfabeta. Durante uma greve, a 19 de maio de 1954, foi baleada por um tenente da Guarda Nacional Republicana. Tinha então 26 anos e carregava ao colo um filho de oito meses, no momento em que é assassinada.
A vida e morte de Catarina Eufémia acabaram eternizadas pela História, cantadas por Zeca Afonso, contadas pelos poemas de Sophia de Mello Breyner, Carlos Aboim Inglez, Eduardo Valente da Fonseca, Francisco Miguel Duarte, José Carlos Ary dos Santos, Maria Luísa Vilão Palma e António Vicente Campinas.
Nasceram a 19 de maio Jacob Jordaens, pintor flamengo (1593), Papa Inocêncio XI (1611), Johann Fichte, filósofo alemão (1762), João do Canto e Castro, presidente português (1862), Mário de Sá-Carneiro, poeta português (1890), Ho Chi Minh, líder revolucionário vietnamita (1890), e Malcolm X, líder negro norte-americano (1925).
Morreram a 19 de maio Ivo Kermartin, santo franciscano e padroeiro dos advogados (1303), Marco António Coutinho, primeiro secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra de Portugal (1750), Sebastião de Brito e Castro, frei da ordem de S. Bento de Avis e desembargador do Paço (1755), José Martí, escritor e herói nacional cubano (1895), Lawrence da Arábia, militar inglês (1935), Charles Ives, compositor norte-americano (1954), Catarina Eufémia (1954), e Jacqueline Kennedy Onassis, ex-primeira dama dos EUA (1994)


2-  NOTICIASPortugal sem passaporte – o povo

Posted: 18 May 2013 11:26 AM PDT



A suspente é antiga. Os pais teriam sido os culpados pelo desaparecimento da filha. A policia tem provas…
(EM ACTUALIZAÇÃO) Num telegrama obtido pelo Wikileaks, o embaixador do Reino Unido diz ao congénere dos EUA que foi a polícia inglesa que descobriu provas que incriminavam os pais da menina desaparecida.
Existe apenas um telegrama dos obtidos pelo Wikileaks que fala sobre o caso Madeleine McCann e, tal como revela o El País, resulta de uma conversa entre os embaixadores do Reino Unido e dos EUA em Lisboa em finais de 2007.
O primeiro conta ao segundo que foram os polícias britânicos que se deslocaram ao Algarve que descobriram as provas que incriminavam Kate e Gerry McCann pelo desaparecimento da pequena Maddie a 3 de Maio desses mesmo ano na Praia da Luz.
Uma revelação que é totalmente contraditória com aquilo que foi noticiado na altura, nomeadamente pela Imprensa britânica, que chegou muitas vezes a por em causa o trabalho de investigação da Polícia Judiciária. Recorde-se que os pais de Maddie foram constituídos arguidos pela justiça portuguesa, decisão que provocou grande celeuma entre os dois países. Afinal, segundo o telegrama, é o próprio embaixador britânico que confidencia que foram as autoridades inglesas que encontraram as provas que faziam dos denunciantes os principais suspeitos.
Richard Ellis, que acabava de chegar a Lisboa, visita o seu colega norte-americano e os dois abordam o assunto que corria, na altura, o mundo inteiro. Ao contrário do que transparecia para a opinião pública, o diplomata britânico revela que as policiais de Portugal e do Reino Unido estavam coordenadas e que tudo era tratado com o máximo de sigilo
http://feeds.feedburner.com/~r/PortugalSemPassaporte/~4/CHUkMY1oJuQ?utm_source=feedburner&utm_medium=email
Posted: 18 May 2013 10:04 AM PDT

A remuneração de Conceição Leal é maior do que qualquer banqueiro recebe em Portugal.
Dinheiro dos portugueses…

Escandalo com o dinheiro de todos os portugueses até quando ???
Com o banco BANIF intervencionado, a administradora Conceição Leal ganha 982,3 mil euros, mais do que qualquer outro banqueiro em Portugal.
O Banif está de saída do mercado brasileiro, onde tem uma operação muito pequena. Isto não impediu a atribuição de um prémio de gestão de 533,7 mil euros à administradora do Banif Banco de Investimento Brasil, a que se junta um salário de mais 448,6 mil.
Conceição Leal recebeu o triplo do que ganhou o presidente do banco Jorge Tomé, e foi o gestor bancário mais bem pago em Portugal. Em 2012, o Estado passou a deter 99,2% do banco. O BANIF foi um dos bancos intervencionados pelo Estado, recebeu mais de mil e cem milhões de euros. Já este ano, no primeiro trimestre, apresentou prejuízos de 69 milhões de euros.
Ler mais: AQUI
Quem autorizou isto? Sendo o Estado agora o accionista maioritário, o que andam a fazer o Governador do Banco de Portugal, o ministro das Finanças e a PGR? O crime de administração danosa está no Código Penal só para enfeitar?JPR
http://feeds.feedburner.com/~r/PortugalSemPassaporte/~4/dnzdcOHmO1s?utm_source=feedburner&utm_medium=email
Posted: 18 May 2013 06:57 AM PDT

A cantora Carminho (aqui com Graciano Coutinho) é atração do programa, cantando “Perdoname”, sucesso internacional
O programa “Portugal Sem Passaporte” que apresentamos todos os domingos a partir das 7 horas, na Radio Expresso FM. 90,7 (e também via internet em www.expressofm.com), está mais uma vez recheado de atrações e num ritmo de autentica festa portuguesa.
O bom dia musica tem inicio com Banda Lusa e saudação aos companheiros de trabalho: os companheiros Felipe Dona,  Célia Oliveira, Rafael Coutinho, Edgar Canelas, Fernando Cruz Gomes, e Adriano Albino e prossegue com o sucesso musical de Ines Duarte e Carlos do Carmo e, logo a seguir, Edgar Canelas oferece aos ouvintes mais uma página de sua “Alma Lusa” e a voz e a poesia do Luis Gordo e Maria da Fé. Numa viagem ao passado tem “Vendaval” imortalizado por Tony de Matos.
DIRETO AO ASSUNTO a crônica semanal do jornalista Fernando Cruz,  focaliza as sondagens feitas em Portugal, mostrando que os portugueses não gostam da austeridade de Passos Coelho, mas não aceitam a volta do Partido Socialista ao goveno. É melhor deixar tudo como está…do que a volta ao passado que só nos truxe desgraça. Pesquisa, informação e musica, até em ritmo de fado-samba.
As noticias são variadas e destacam as recentes sondagens políticas portuguesas sobre quem vai à frente é o PS, que é oposição e por isso natural…em tempo de crise…Os portugueses não gostam da austeridade, mas preferem o atual Governo ao regresso do Socialismo. Ficou bem claro nas sondagens.
Mas a oposição  não aceita .. e faz tudo para provoção…e as fofocas corream desde o fim de semana passada e praticamente chegaram a anuncuiar a queda de Passos Coelho
Verdade é que a troika e a Europa em geral concordam que o Governo Portugues, apesar da austeridade está no bom caminho, como bem comprova a reportagem de Bruxelas, com a assinatura “Renascença” que vale a pena escutar.
E “Portugal Sem Passaporte” volta a lembrar a todos os luso-brasileiros que, no próximo dia 7, às 20 horas, no Clube Nautico haverá uma grande festa portuguesa, para comemorar o Dia Nacional de Portugal, de Camões e das Comunidades.
Um encontro de muita confraternização, musica, alegria e um desfile dos maiores petiscos e comidas típicas, vindos especialmente de Portugal… Tudo o que você pode imaginar estará lá… desde os melhores vinhos até ao melhor queijo da Serra da Estrela
E sempre com musica chega Roberto Leal, com seu bom dia e sua especial participação, desta vez acompanhado por João Ricardo, dos “Secos e Molhados” num vira bem “Safado”
Outra boa atração musical é com a Carminho que, junto com Pedro Alboran, interpretam “Perdoname” numa versão “mix”
Depois é a vez do Dr. Adriano Albino, e seu festejado “Roteiro da Saudade” com que nos brinda semanalmente. Neste domingo a viagem desde Lisboa  até  São Miguel, nos Açores.
Segue-se musicalmente Katia Gerreiro, Martinho da Vila e Graciano Saga…http://feeds.feedburner.com/~r/PortugalSemPassaporte/~4/WkqDm87L3XU?utm_source=feedburner&utm_medium=email



3. A CRISE
RESISTIR -  http://resistir.info/
Por uma resposta socialista de combate: http://porumarespostasocialistadecombate.blogspot.com.br/
Congresso Alternativas - http://www.congressoalternativas.org
Esquerda Net : http://www.esquerda.net

Crise sistémica global – 2013
Após recordes nas bolsas, o mergulho iminente na recessão económica

por GEAB [*]
Apesar de uma sensação de calma relativa transmitida em simultâneo pelos media e pelos mercados financeiros americanos e japoneses a baterem recordes sucessivos, a economia mundial arrefece gravemente e uma recessão generalizada perfila-se no horizonte. Os diferentes actores têm plena consciência e, face aos desafios de um colapso iminente, países e regiões põem em acção diversas estratégias a fim de tentar minimizar as consequências. Se bem que algumas pareçam ditadas pelo desespero ou soluções de último recurso, outras pelo contrário testemunham uma adaptação real às actuais transformações do mundo. E, sem qualquer surpresa, na primeira categoria encontramos as "potências do mundo de antes" que já não têm opções reais.

Plano do artigo completo:
1. Recessão mundial à vista
2. O comércio duvidoso dos bancos
3. Paraísos ou infernos fiscais
4. Neoproteccionismo entre blocos regionais
5. A estratégia em ouro dos emergentes
6. Últimos cartuchos do Fed
7. Eurolândia: Governos de união nacional e o BCE para o resgate
8. Estratégias de altos riscos

Neste comunicado público apresentamos os capítulos 1, 2 e 5.

Recessão mundial à vista

Sinais diversos mostram de facto que está iminente uma reversão da conjuntura. Na verdade, a palavra "reversão" não muito correcta uma vez que a economia real na verdade jamais se recuperou do choque de 2008: portanto é antes um agravamento o que vamos assistir.

Os indícios disso não faltam. A Europa já está em recessão. As exportações da China, muitas vezes considerada como "a fábrica do mundo", estão em baixa acentuada (ver figura abaixo) e seus indicadores contraem-se ou enfraquecem perigosamente [1] , além disso com uma importante bolha do crédito [2] .

A Austrália, bom indicador da saúde da economia mundial devido à sua exposição às matérias-primas, ofega [3] . Os seus consumidores também marcam passo. As vendas grossistas [4] ou a retalho nos Estados Unidos estão em baixa.

A maior parte dos indicadores americanos passam ao vermelho, como por exemplo o índice Chicago PMI [5] , assim como o indicador mundial da Goldman Sachs (figura abaixo).

Em poucas palavras: está à vista uma recessão mundial (6). Para se protegerem do seu impacto, os diferentes actores, a começar pelos bancos, utilizam diferentes estratégias que vamos analisar.

O duvidoso comércio dos bancos

Não é preciso dizer que o sector financeiro não é um modelo de transparência. Mas entre o JPMorgan ou o Bank of America que conseguiram "miraculosamente" não ter nem um único dia de perda na sua actividade de trading no primeiro trimestre [7] , ou ainda as reservas de ouro do JPMorgan que se esvaziaram misteriosamente [8] quando por uma estranha coincidência assistiu-se a um krach na cotação do ouro em meados de Abril, sem contar as diversas manipulações a que se entregam os bancos principais, com o JPMorgan em primeiro lugar [9] além de muitos outros [10] , estas operações sombrias passam cada vez menos desapercebidas.

Contudo, todos os bancos sabem que uma nova tempestade perfila-se no horizaonte e utilizam meios à sua disposição (mais ou menos legais) para se abrigarem. E todos os golpes são permitidos, inclusive dos estabelecimentos bancários entre si próprios. É a esta luz que é preciso ler os balanços miríficos dos diferentes bancos no primeiro trimestre que permitem atrair os investidores ou pelo menos adiar a derrocada, ou o mini-krach da cotação do ouro de meados de Abril, provocado claramente por um ou vários destes estabelecimentos financeiros [NR] .

Estas batalhas ferozes em plena tormenta económica deixarão marcas e os bancos mais fracos ou mais afectados não sairão ilesos da tempestade. Tanto mais que os centros financeiros agora enfrentam um novo adversário, os Estados.

A estratégia em ouro dos emergentes

Quando certos países devem proteger sua economia para sobreviver, ir buscar receitas fiscais nos paraísos fiscais e, ao mesmo tempo, deixar paradoxalmente os seus bancos utilizarem métodos pouco ortodoxos para evitarem a falência, outros optaram por apostar no ouro. Enquanto o ouro-papel experimentou um krach assustador em meados de Abril, a procura pelo ouro físico nunca foi tão grande, o que confirma o desligamento completo entre o mercado do ouro papel e o do ouro físico. O que acontece quando toda a gente perceber que os papéis de posse de ouro não têm qualquer contrapartida física? Quando o contrato de propriedade de um lingote não pode ser honrado? O papel em causa não terá mais valor. É preciso portanto esperar por outros movimentos violentos na cotação do ouro papel. Eis porque alguns correctores já não autorizam mais qualquer alavancagem para as posições sobre o ouro-papel [11] . Este desligamento mostra igualmente que há grandes problemas pela frente pois a confiança agora está abalada.

Contudo, o ouro físico continua a ter belos dias diante de si. A China bem o entendeu e compra ouro maciçamente [12] .

Esta forte procura não é inócua: ela revela por um lado a estratégia de saída do dólar por parte da China, pelo outro a vontade do país de se proteger de um choque que está para vir e finalmente a antecipação de que a posse de ouro deve acompanhar a internacionalização do yuan. Com efeito, a posse de ouro permite credibilizar o yuan no plano internacional, sem falar da hipótese em que o ouro faria parte integrante de um novo sistema monetário internacional.

Portanto esta é a estratégia dos BRICS: construir pouco a pouco um sistema mundial em que estariam mais representados, nomeadamente dispensando-se do dólar e utilizando as suas próprias moedas para o comércio. E por etapas, este movimento que pode parecer lento mas que na realidade é extremamente rápido em relação à escala das mudanças a realizar, permite deslocar o centro de gravidade mundial – e os emergentes tornam-se cada vez mais incontornáveis na marcha do mundo. Esta é a própria essência da "crise sistémica global", descrita e antecipada etapa após etapa pelo GEAB desde há sete anos.

Evidentemente, este movimento não é possível senão com o seu corolário: a perda de influência do ocidente e, em particular, dos Estados Unidos.

Notas:

(1) "O sector não manufactureiro contrai-se em Abril" (Fonte PeopleDaily , 04/05/2013), "baixa do Índice dos Directores de Compras (IDA) do sector manufactureiroem Abril " (Fonte PeopleDaily , 02/05/2013), etc.

(2) Fontes: Epoch Times (01/05/2013), CNBC (26/04/2013).

(3) Fonte: Atlantico , 10/05/2013.

(4) Fonte: CNBC , 09/05/2013.

(5) Fonte: ISM-Chicago , 30/04/2013.

(6) Para outros sinais que vão neste sentido, ler por exemplo ZeroHedge (08/05/2013).

(7) Fonte: ZeroHedge , 08/05/2013.

(8) Fonte: ZeroHedge , 08/05/2013.

(9) O banco está a ser processado pelo Estado da Califórnia (Fonte: New York Times , 09/05/2013) e dentro em breve pela FERC (Fonte: Financial Times , 08/05/2013) que tem na mira o departamento de matérias-primas dirigido por Blythe Masters. A acreditar na CNBC (03/05/2013), este caso assemelha-se a um pequeno acerto de contas entre amigos...

(10) Por exemplo o Deutsche Bank (Fonte: Bloomberg , 28/03/2013), RBS (Fonte: Telegraph , 03/04/2013), etc.

(11) Fonte: ZeroHedge , 02/05/2013.

(12) Fonte: Caixin (10/05/2013) e PeopleDaily (03/05/2013).

[NR] Ver A manipulação do mercado do ouro pelo Fed , Paul Craig Roberts, 08/Abril/13
15/Maio/2013
[*] Global Europe Anticipation Bulletin

O original encontra-se em www.leap2020.eu/...


Este comunicado encontra-se em http://resistir.info/

Nenhum comentário:

Postar um comentário