terça-feira, 7 de maio de 2013

TROIKA DE VOLTA A PORTUGAL



BLOG ANO PORTUGAL BRASIL PORTUGAL  Maio  07 - 2013
Notícias–Visões e Cultura de Portugal – A Crise Econômica
Editor : Paulo Timm– www.paulotimm.com.brpaulotimm@gmail.com
ANO BRASIL PORTUGAL-Acompanhe a programação neste site:

                                                              ***
                                  INDICE

                                                               1.PORTUGAL-Visões
2.NOTÍCIAS
3. PORTUGAL E A CRISE - Memória e Análises
&&&

1–VISÕES – A taste of the Algarve


2-  NOTICIASPortugal sem passaporte – o povo


Posted: 06 May 2013 09:45 AM PDT

Termina no dia 10 de junho o Ano do Brasil em Portugal, como foi chamada a promoção de diversos eventos culturais (música, teatro, dança, circo, fotografia e artes plásticas) realizados desde setembro de 2012 em Lisboa e outras cidades lusitanas. O governo brasileiro, porém, estuda a continuidade de funcionamento do Espaço Brasil, o principal local das atividades, instalado na LX Factory, em Alcântara, antigo bairro fabril e de grandes armazéns. No local ocorre a apresentação de shows de músicos brasileiros, há um cineclube, uma galeria, além de bar e loja com produtos nacionais.A permanência do Espaço Brasil é admitida desde a sua inauguração, o problema é a questão do patrocínio e de um arranjo administrativo que permita o funcionamento, explicou à Agência Brasil o comissário do Ano do Brasil em Portugal e presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Antonio Grassi.
“A ideia é que não feche, temos proposta mas não há nada amarrado”, disse Grassi que discute o problema com o embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva, e admite procurar outros parceiros dentro e fora do governo para garantir a empreitada. O custo de manutenção do espaço varia conforme a utilização – desde janeiro, os valores variaram entre R$ 30 mil e R$ 40 mil, segundo Grassi.
De acordo com o presidente da Funarte, uma das ideias em discussão é aproveitar o espaço para promover as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. A vinculação com o evento esportivo pode favorecer parcerias com o Comitê Organizador Local, com o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), com estados e cidades que receberão os jogos e turistas, além da iniciativa privada com interesse comercial nos dois países.
Portugal é um dos principais emissores de turistas para o Brasil. Conforme o Anuário Estatístico do Turismo, no biênio 2011-2012 mais de 350 mil turistas portugueses estiveram no país. O número corresponde a mais de 10% das emissões de turistas da Europa e está acima do índice de países mais ricos e populosos como a Inglaterra e de vizinhos brasileiros como a Colômbia.
Além dos portugueses, o Espaço Brasil recebe muitos brasileiros que residem em Portugal e que formam a maior colônia de estrangeiros no país. Segundo Antonio Grassi, a média de público por espetáculo varia entre 150 e 200 pessoas, mas tende a crescer na reta final da promoção cultural por causa da apresentação de mais e de novos espetáculos.
A cantora Maria Bethânia vai encerrar a programação. Além do recital de Bethânia na cidade do Porto e em Lisboa, até junho 11 cidades receberão uma exposição itinerante inédita da pintora e escultora Lygia Clark (morta em 1988). Haverá ainda cerca de 40 espetáculos de teatro, dança e circo, 45 shows de música, seis recitais de jovens pianistas e oito apresentações de orquestras, entre elas a Ouro Preto, que durante a turnê  Países e Comunidades de Língua Portuguesa se apresenta em Coimbra, no Porto, Faro e em Lisboa, além de Santiago de Compostela (Galícia, Espanha).
Dados da Funarte mostram que o Ano do Brasil em Portugal atraiu até abril, em Lisboa e em outras cidades lusitanas, um público de 200 mil pessoas nas diversas modalidades do evento.
agencia brasil
http://feeds.feedburner.com/~r/PortugalSemPassaporte/~4/7MIysJvsJHk?utm_source=feedburner&utm_medium=email
Posted: 06 May 2013 07:38 AM PDT
Uma missão técnica da `troika´ analisa terça-feira com o Governo as medidas de austeridade anunciadas sexta-feira pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, informou hoje o Ministério das Finanças.
O ministério de Vitor Gaspar, em comunicado divulgado, acrescenta que os técnicos da Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) se encontram “partir de amanhã” [terça-feira] em Lisboa para “analisar com o Governo” as medidas apresentadas.
Na sexta-feira, o primeiro-ministro, numa declaração ao país, anunciou um pacote de medidas para poupar 4,8 mil milhões de euros nas despesas do Estado até 2015, incluindo o aumento do horário de trabalho da função publica de 35 para 40 horas semanais, a redução de 30 mil funcionários públicos e o aumento da idade da reforma para os 66 anos de idade.
Passos Coelho anunciou ainda a intenção de criar uma contribuição sobre as pensões, e de aumentar já este ano as contribuições para os subsistemas de saúde dos trabalhadores do Estado (nomeadamente a ADSE) em 0,75 pontos percentuais e no início de 2014 em 0,25 pontos percentuais.
O primeiro-ministro anunciou ainda que o Governo pretende limitar a permanência no sistema de mobilidade especial a 18 meses e eliminar os regimes de bonificação de tempo de serviço para efeitos de acesso à reforma.
http://feeds.feedburner.com/~r/PortugalSemPassaporte/~4/h_XiXS3EsXM?utm_source=feedburner&utm_medium=email
Posted: 06 May 2013 07:19 AM PDT
O investigador Vladimiro Miranda foi distinguido com o IEEE Renewable Energy Excellence Award 2012, prémio considerado o “Óscar” da Engenharia. O português foi premiado pela maior associação de profissionais de tecnologia do mundo pelo seu trabalho na área das energias renováveis, desenvolvido ao longo dos últimos 20 anos.O diretor do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC TEC) vê agora reconhecido o seu contributo para a integração de fontes de energia renovável em larga escala, em especial na produção de energia eólica.
Vladimiro Miranda iniciou o seu percurso profissional em Portugal, passando para Macau e agora começa a dar os seus primeiros passos no Brasil, com o projeto INESC P&D Brasil, que arrancou em Julho de 2012.
Em comunicado ao Boas Notícias, o investigador de 58 anos salienta que está “orgulhoso e satisfeito a nível pessoal” e que “este prémio confirma o reconhecimento internacional da liderança tecnológica de Portugal nas renováveis”.
Vladimiro Miranda explica que o vento “representa mais de 20% da energia produzida em Portugal entre janeiro e março de 2013, e o país não colapsou, o que comprova que existe capacidade tecnológica nesta área”.
O investigador tem contribuído para a aposta nas energias renováveis
Segundo os dados divulgados pela REN, cerca de 70% do consumo de eletricidade no primeiro trimestre de 2013 corresponde a fontes renováveis, sobretudo com produção de energia hidráulica e a eólica.
Autor de mais de 200 publicações, Vladimiro Miranda tem deixado a sua marca na área das energias renováveis, contribuindo para a massificação da integração das renováveis através da inteligência computacional.
O investigador português participou em estudos para avaliação dos recursos eólicos e solar fotovoltaicos em Cabo Verde e Espanha e desenvolveu modelos para previsão de vento para o Argonne National Laboratory, da rede de Laboratórios do Departamento de Energia do Governo norte-americano.
“A atividade de I&D desenvolvida por Vladimiro Miranda mudou o rumo da investigação sobre os problemas dos sistemas elétricos, incluindo renováveis, e também influenciou programas de ensino nacionais e internacionais nesta área”, explica o comunicado do INESC TEC.
boas noticias
http://feeds.feedburner.com/~r/PortugalSemPassaporte/~4/2r7t3jvTPzo?utm_source=feedburner&utm_medium=email
Posted: 06 May 2013 07:01 AM PDT

Muito hà a fazer pela igualdade real entre os portugueses.
Regime que permitia a autarcas ou deputados ver o tempo de serviço ser contado a dobrar para aposentação está pronto para ser eliminado
O Governo está disposto a acabar com os regimes de bonificação na contagem de tempo de serviço para a reforma de que ainda gozam alguns titulares de cargos políticos. Esta é uma das linhas gerais que integram o plano de medidas de redução estrutural de despesa, que o primeiro-ministro apresentou e quer agora abrir à discussão e negociação com partidos e parceiros sociais.
O sistema de reformas é um dos principais visados neste plano de cortes e uma das medidas enunciada na sexta-feira pelo primeiro-ministro visa a necessidade de “eliminar o regime de bonificação” de tempo de serviço para efeitos de acesso à aposentação, que permitem ampliar os anos de carreira contributiva sem que estes correspondam à realidade. Estas situações “expandem desigualmente as carreiras contributivas, criando situações injustas”, disse então Passos Coelho.
Entre os regimes de bonificação que ainda perduram está o dos titulares de cargos políticos – onde se incluem autarcas a tempo inteiro, deputados, representantes da República nas regiões autónomas, provedor de Justiça e juízes do Tribunal Constitucional, desde que não sejam juízes magistrados de carreira, além de governadores civis.
Os artigos da lei que permitem uma contagem de tempo de serviço mais generosa foram revogados em 2005, mas ficaram salvaguardados todos aqueles que até ao termo do mandado em curso nessa data preenchessem já os requisitos para beneficiar dos direitos entretanto até aí em vigor.
Na prática, este regime previa que o tempo de serviço prestado a tempo inteiro contasse a dobrar até ao limite máximo de 20 anos. Foram estas regras que permitiram que a presidente da Câmara de Palmela se reformasse aos 48 anos ou que a atual presidente da Assembleia da República e antiga juíza do Constitucional se aposentasse aos 42 anos.
dinheiro vivo
http://feeds.feedburner.com/~r/PortugalSemPassaporte/~4/4PCTOmFNylU?utm_source=feedburner&utm_medium=email
Posted: 06 May 2013 06:49 AM PDT
A foz do rio Ceará, no litoral de Fortaleza, é de uma beleza inigualável. Rio, mangue, praia, barcos e ponte formam um cenário bucólico e único na Capital. É no encontro do rio com o mar que nasce a Barra do Ceará, o bairro mais antigo de Fortaleza.
De acordo com o historiador Adauto Leitão, que pesquisa a construção de Fortaleza a partir do século XVII, a capitania do Siará ainda não havia sido explorada pelos colonizadores europeus até o ano de 1603. A incumbência de iniciar a ocupação coube a Pero Coelho de Souza e a Martim Soares Moreno, protagonista do romance Iracema, do escritor cearense José de Alencar.
Segundo o pesquisador, a dupla realizou um reconhecimento do litoral cearense. O local escolhido para abrigar o primeiro fortim foi a margem direita do rio Ceará. Com o nome de Fortim de Santiago, foi inaugurado em 25 de julho de 1604. Depois, deu lugar ao Forte de São Sebastião.
Com isso, gera-se uma polêmica em relação à data de nascimento da capital cearense. Oficialmente, Fortaleza tem 287 anos de criação, tomando como referência a ocupação holandesa das margens do riacho Pajeú. Porém, Adauto Leitão defende que o marco zero da cidade é mesmo a Barra do Ceará. “(O fortim) tem o caráter de ocupar a capitania. Do meu ponto de vista, isso não pode ser omitido”, argumenta.
O historiador explica que vestígios arqueológicos do forte já foram encontrados no morro de Santiago, o que provaria cientificamente a existência da construção. Outro argumento apresentado por ele é o fato de a Câmara Municipal ter 312 anos de criação, tendo sido a primeira sede instalada na Barra do Ceará. “A imagem de uma cidade de 287 anos é uma aberração histórica”, critica.
O comerciante Alberto Souza, 53, é morador da Barra do Ceará desde 1964, quando a família se mudou para Fortaleza. Ele lembra que, onde hoje existe a avenida Radialista José Lima Verde, havia o cenário marcado pelas dunas, que “iam .até o rio. Era muito bonito”.
Lembrança semelhante tem a comerciante Miriam Matos, 56. Quando criança, ela costumava sair do bairro Antônio Bezerra e ir a pé para a Barra do Ceará com a família. “A praia mesmo era mais morro e duna. A gente subia neles e já caía na água”, afirma. Há 29 anos, Miriam escolheu o bairro como local de moradia. Uma das características do bairro é a presença de pescadores artesanais. O pai de Alberto Souza, que tinha o mesmo nome, foi o primeiro a colocar um barco a motor para realizar a travessia no rio Ceará . Isso na década de 1970.
Outra curiosidade do bairro foi o funcionamento de um hidroporto na foz do rio, que servia para o pouso de aviões. Segundo Leitão, o equipamento funcionou de 1930 a 1942. Tempos em que não existia o aeroporto Pinto Martins.
o povo
http://feeds.feedburner.com/~r/PortugalSemPassaporte/~4/tqNrPe7o_l8?utm_source=feedburner&utm_medium=email
Posted: 06 May 2013 06:12 AM PDT
Cerca de sete mil estudantes brasileiros que tinham escolhido Portugal para fazer parte dos seus estudos superiores foram já reafectados a outros países depois de o Governo brasileiro ter anunciado, no dia 24 de Abril, o cancelamento das bolsas para Portugal concedidas no âmbito do programa Ciências Sem Fronteiras.
Tinhamos previsto e divulgado aqui neste “Portugal Sem Passaporte” e confirmou-se: As Bolsas concedidas a estudantes brasileiros para estudar em Portugal, concedidas ao abrigo do programa “Ciência Sem Fronteiras” foram canceladas em Abril.
Cerca de sete mil estudantes brasileiros que tinham escolhido Portugal para fazer parte dos seus estudos superiores foram já reafectados a outros países depois de o Governo brasileiro ter anunciado, no dia 24 de Abril, o cancelamento das bolsas para Portugal concedidas no âmbito do programa Ciências Sem Fronteiras.

Os resultados para a atribuição de bolsas para este semestre foram divulgados dias depois e as oito listas com os nomes dos estudantes que deveriam chegar a Portugal em Junho aparecerem já com a indicação do país para onde seguirão em alternativa. O ministro brasileiro da Educação, Aloizio Mercadante, justificou o cancelamento das bolsas para Portugal com a necessidade de os estudantes brasileiros aprenderem outro idioma. “Os estudantes têm que enfrentar o desafio da segunda língua. Por isso todos foram convidados a migrar para outros países”, disse.

Portugal tem sido o principal destino dos estudantes brasileiros com bolsas do programa Ciência sem Fronteiras. No final de 2012, do total de 12.193 alunos incluídos no programa, praticamente 20% optou por fazer um semestre em Portugal. Em Abril, ao abrigo do mesmo programa, foram aprovadas bolsas para mais 12.282 estudantes, entre os quais figuram os cerca de sete mil (contagem do PÚBLICO com base nas listagens publicadas no site do programa) que inicialmente tinham escolhido Portugal.

Em resposta a questões do PÚBLICO, o gabinete de comunicação do Ministério da Educação e Ciência garantiu que “o Governo português está em contacto com o Governo brasileiro sobre o futuro do Ciências Sem Fronteiras e de outros programas”. Em Março, quando visitou Portugal, Mercadante garantiu, em conferência de imprensa, que o Brasil continuava interessado nas universidades portugueses. Também em Março o ministro da Educação português, Nuno Crato, visitou o Brasil, acompanhado por responsáveis de muitas das universidades e politécnicos portugueses, tendo sido celebrados vários acordos de cooperação. Em 2012 o Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos Portugueses celebrou um acordo com o Governo brasileiro que previa que, em três anos, viessem estudar nestas escolas 4500 estudantes com bolsas precisamente do Ciências Sem Fronteiras. Segundo o MEC, neste momento há sete mil estudantes brasileiros no ensino superior português , dos quais menos de três mil estão ao abrigo daquele programa, lançado pela Presidente do Brasil, Dilma Rousseff.
publico
http://feeds.feedburner.com/~r/PortugalSemPassaporte/~4/cOdh7z_o0V8?utm_source=feedburner&utm_medium=email



Outras fontes:
Tabela única na Função Pública motiva corte duplo de salários
http://economico.sapo.pt/public/uploads/LogoFace.jpg
A implementação de uma nova tabela salarial única aos funcionários públicos vai resultar num duplo corte nos salários.
A introdução de uma tabela salarial única na função pública deverá significar um novo corte nos salários dos funcionários públicos, em cima das reduções remuneratórias entre 3,5% e 10% que já estão em vigor. A poupança estimada com a introdução da nova tabela salarial está calculada assumindo a sobreposição de medidas e o Diário Económico sabe que politicamente esta é, para já, a intenção do Governo.

A partir do próximo ano, a função pública deverá passar a estar sujeita a uma nova tabela salarial única. Do mesmo modo, também deverá entrar em vigor uma tabela única de suplementos. Estas duas medidas, apresentadas na sexta-feira pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e inscritas na carta enviada à ‘troika' deverão permitir uma poupança de 445 milhões de euros.

3. A CRISE

Motoristas da Carris desmaiam com fome

Publicado às 00.30

NUNO MIGUEL ROPIO

 5733 88 5
A crise abateu-se de forma negra sobre os motoristas da Carris, em Lisboa: passam fome e desmaiam em pleno serviço. Há ainda os que se apropriam do dinheiro dos bilhetes para equilibrarem as contas.

foto ORLANDO ALMEIDA / GLOBAL IMAGENS / ARQUIVO


Há cerca de 300 motoristas e guarda-freios da Carris que estão a passar graves dificuldades económicas, ao ponto de nada comerem durante as várias horas em que estão ao volante de autocarros. Três deles já chegaram a desfalecer no serviço e um outro teve uma quebra de tensão - porque há quatro dias consecutivos que só ingeria um iogurte por dia.
Por detrás deste cenário de subnutrição, que afeta quase 20% dos motoristas da transportadora (1700), estão histórias em que a cara-metade está desempregada, os 800 euros de salário-base já não fazem face às despesas mensais e à prestação da casa ou em que os filhos entraram na rota do desemprego.
Ler mais na versão e-paper ou na edição impressa


Nenhum comentário:

Postar um comentário